Teoria do Estado e Globalização

Pesquisa em Movimento para a Crítica da Dogmática

Authors

  • Marcus Vinicius Araújo Batista de Matos União das Faculdades Metropolitanas de Maringá (UNIFAMMA)
  • Priscila Vieira e Souza Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.14393/RFADIR-v41n1a2013-18597

Keywords:

State theory, nation state, globalization, legal education

Abstract

Este artigo trata das formas de compreensão, noções e conceitos utilizados para o conhecimento do Estado no ensino do Direito no Brasil, observados na obra de autores e textos doutrinários tradicionais na disciplina Teoria Geral do Estado (Ciência Política), como descrita pelo Ministério de Educação -MEC. A partir de problemas apontados na formação acadêmica do estudante de Direito, aborda consequências da adoção acrítica de "conceitos zumbis", carregados de conteúdos ideológicos e centrados em concepções de Estado e "instituições-casca" inadequadas à realidade das transformações ocorridas no Estado, durante o século XXI. Propõe uma revisão metodológica da Teoria do Estado a partir da crítica do nacionalismo metodológico e da perspectiva do Estado-nação, conforme abordagens de Ulrich Beck e Anthony Giddens.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Marcus Vinicius Araújo Batista de Matos, União das Faculdades Metropolitanas de Maringá (UNIFAMMA)

Mestre em Direito pelo Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro - PPGD/UFRJ (2011), na linha de pesquisa Sociedade, Direitos Humanos e Arte. Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2007). Atualmente é professor de Direito Constitucional e Direito Administrativo na União das Faculdades Metropolitanas de Maringá - UNIFAMMA.

Priscila Vieira e Souza, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Possui graduação em Comunicação Social - habilitação Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2001) e mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Atualmente é assessoria de comunicação da Rede FALE, colaborador do Instituto de Estudos da Religião e colaborador do Instituto de Estudos da Religião. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação e Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura contemporânea, novas tecnologias, comunicação, mídia e religião e globalização.

Published

2013-07-16

How to Cite

de Matos, M. V. A. B., & Vieira e Souza, P. (2013). Teoria do Estado e Globalização: Pesquisa em Movimento para a Crítica da Dogmática. Journal of the Faculty of Law of the Federal University of Uberlândia, 41(1). https://doi.org/10.14393/RFADIR-v41n1a2013-18597