O Direito ao acesso à informação na sociedade digital brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RFADIR-51.2.2023.68491.94-116

Palavras-chave:

Acesso à Informação, Direito Fundamental, Sociedade Digital

Resumo

A presente pesquisa se volta ao estudo do direito fundamental do acesso à informação, com foco na sua evolução histórica e às políticas públicas brasileiras voltadas à sua tutela na contemporaneidade. Para tanto, propõe-se uma revisão bibliográfica descritiva, com o aporte teórico da legislação e da doutrina, a fim de satisfazer a pergunta-problema “Como se dá o direito fundamental do acesso à informação na contemporaneidade?”. A sociedade da informação faz uso da tecnologia para transferir conhecimentos instantaneamente, substituindo a produção industrial pela criação de saberes, assim, o acesso à informação passa a figurar como um importante direito fundamental no contexto globalizado. Após obter estas novas tecnologias, o sujeito poderá se instrumentalizar, no entanto, o acesso ainda é obstaculizado pois as desigualdades socioeconômicas impõem dificuldades ao livre acesso à informação. No contexto contemporâneo, o acesso à informação ainda esbarra em questões mercadológicas e econômicas, assim, é imperativa a intervenção estatal no sentido da universalidade do acesso à informação e, por conseguinte, às tecnologias e meios de comunicação digitais.

Biografia do Autor

  • Thaina Kariny Oliveira Mendonça, UNICESUMAR

    Mestre em Ciências Jurídicas junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas (PPGCJ) do UniCesumar, na linha de pesquisa com enfoque nos Direitos da personalidade e seu alcance na contemporaneidade. Integrante do Grupo de Pesquisa "Proteção integral da pessoa: interações dos direitos humanos, dos direitos fundamentais e dos direitos da personalidade?". Pós-graduada a em Psicologia Jurídica e Ciências Criminais pela UniFatecie. Bacharela em Direito pelo Centro Universitário Cesumar de Maringá - UNICESUMAR.

  • Marcus Geandré Nakano Ramiro, UniCesumar

    Professor Permanente do Programa de Mestrado e Doutorado em Ciências Jurídicas da Universidade Cesumar (UniCesumar / Maringá PR); Pesquisador Bolsista na Modalidade Produtividade em Pesquisa para Doutor do Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICETI); Mestre e Doutor em Filosofia do Direito e do Estado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; bacharel em Direito e Música pela Universidade Estadual de Maringá; Advogado. E-mail: marcus.geandre@gmail.com

Downloads

Publicado

2025-02-26

Como Citar

O Direito ao acesso à informação na sociedade digital brasileira. (2025). Revista Da Faculdade De Direito Da Universidade Federal De Uberlândia, 51(2), 94-116. https://doi.org/10.14393/RFADIR-51.2.2023.68491.94-116