Livre Circulação de Trabalhadores e Seguridade Social

Estudo Comparado entre União Europeia e MERCOSUL, de Manuellita Hermes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RFADIR-v48n1a2020-52551

Palavras-chave:

Seguridade Social, Mercosul, União Europeia

Resumo

O mundo globalizado potencializa a circulação de pessoas, inclusive trabalhadores. Livre Circulação de Trabalhadores e Seguridade Social – Estudo Comparado entre União Europeia e MERCOSUL, livro de Manuellita Hermes, publicado em 2019, se insere nesta temática. A autora identifica interessantes similitudes entre o Direito Internacional Público e os institutos de Direito Romano, do jus gentium aplicável a todas as pessoas do império romano, embora difira do Direito Internacional Público porque não derivava de acordos entre Estados. Nesta obra, Manuellita Hermes traça um paralelo entre a cidadania romana e a cidadania já bem desenvolvida na União Europeia e em implantação no MERCOSUL, assegurando-se às pessoas direitos comunitários, que transcendem os direitos nacionais. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Osvaldo Almeida Neto, UFBA

Procurador Federal. Doutorando e mestre em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor da UniRuy/Wyden Educacional e da Pós-Graduação da Faculdade Baiana de Direito.

Downloads

Publicado

2020-06-16

Como Citar

Almeida Neto, O. (2020). Livre Circulação de Trabalhadores e Seguridade Social: Estudo Comparado entre União Europeia e MERCOSUL, de Manuellita Hermes. Revista Da Faculdade De Direito Da Universidade Federal De Uberlândia, 48(1), 424–436. https://doi.org/10.14393/RFADIR-v48n1a2020-52551