Estratégias de crescimento de países selecionados da América Latina e do Leste Asiático entre 1970-2019: revisitando a Lei de Thirlwall
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v38n1a2023-62850Palabras clave:
Crescimento econômico, estratégias de desenvolvimento, política industrial, setor externoResumen
Este paper analisa o processo de crescimento de países selecionados do leste asiático e América Latina entre 1970 e 2019, à luz do modelo de Thirlwall (1979), segundo o qual quanto mais um país diversifica exportações com bens com alta elasticidade-renda da demanda, menor é a restrição externa em longo prazo. Através de uma análise econométrica de séries temporais, estimou-se a elasticidade-renda da demanda por exportações e importações e a taxa de crescimento compatível com o equilíbrio do balanço de pagamentos. Os resultados obtidos sugeriram êxito do leste asiático, que logrou crescimento robusto, sendo o oposto verificado na América Latina.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.