Inovação e pesquisa no setor automotivo de Pernambuco: o caso do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento, Inovação e Engenharia da FCA (FIAT-Chrysler Automobile)

Autores/as

  • João Policarpo Rodrigues Lima
  • Abraham Benzaquen Sicsú

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v33n2a2019-40030

Resumen

A recente inauguração da fábrica de automóveis da FIAT-CHRYSLER AUTOMOBILE – FCA, no município de Goiana, abre enormes perspectivas de ampliação do setor industrial de Pernambuco para além da região situada no entorno mais próximo do distrito industrial portuário de Suape, bem como permite antever a possibilidade do estabelecimento de uma maior articulação do segmento automobilístico com outros segmentos e empresas pré-existentes e a serem atraídos para integração com o segmento motriz. Ao lado do segmento automobilístico de óbvia importância, já existe no território uma base significativa de pesquisadores e instituições de suporte tecnológico, além de um segmento de TI formado por um bom número de empresas aglomeradas no Porto Digital, no Recife, mas também em outros municípios, como é o caso de Olinda. Essa conjunção de uma base razoavelmente significativa de C, T&I já disponível no território com a instalação de uma montadora com tecnologia de ponta do ponto de vista mundial gerou expectativas de formação no Estado de Pernambuco de um polo dinâmico de desenvolvimento tecnológico, abrangendo as competências já existentes com a interação com a FCA e um Centro de Desenvolvimento Tecnológico que se pretendia de Classe Mundial. Tal Centro, imaginava-se, seria um diferencial para um Estado do Nordeste subdesenvolvido num país ainda em vias de desenvolvimento. Essa expectativa otimista está sendo arrefecida pela crise da economia brasileira e mundial, além de mudanças no próprio quadro político e econômico do Estado, o que, no mínimo, poderá adiar a constituição plena do Centro referido e de seus efeitos dinâmicos. Cabe ressaltar que essa é uma estratégia de longo prazo, mas que, em tempos de crise, ocorrem retrocessos e pode haver uma tendência de concentração da pesquisa estratégica nos centros já consolidados. O que parece é que, com a ocorrência de crises, as economias periféricas, portanto mais frágeis, tornam-se menos atrativas para investimentos de maior risco. Reconhece-se a importância que o Centro vem tendo para o Estado e os impactos significativos em sua economia, mas, chama-se a atenção para mudanças significativas que o projeto inicial vem sofrendo.  Este trabalho objetiva avaliar a viabilidade da instalação do Centro de acordo com o previsto, encontrar possíveis explicações para a já detectada mudança de planos e mostrar as dificuldades e fragilidades de economias em desenvolvimento no sentido de avançar no quesito capacitação tecnológica e de vir a ter uma dinâmica tecnológica autônoma, a exemplo de alguns outros países fora do chamado “Centro” desenvolvido, que já superaram essas dificuldades.

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Publicado

2019-10-17

Cómo citar

RODRIGUES LIMA, J. P.; SICSÚ, A. B. Inovação e pesquisa no setor automotivo de Pernambuco: o caso do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento, Inovação e Engenharia da FCA (FIAT-Chrysler Automobile). Revista Economia Ensaios, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil, v. 33, n. 2, 2019. DOI: 10.14393/REE-v33n2a2019-40030. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeconomiaensaios/article/view/40030. Acesso em: 25 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos