Das urnas às ruas: uma análise comparada das políticas econômicas dos governos João Goulart e José Sarney sob a ótica da reputação política
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v31n1a2016-7Resumen
Diante da similitude conjuntural em que os vice-presidentes João Goulart e José Sarney assumiram o poder, este trabalho tem por objetivo analisar a razão das divergências nas políticas econômicas adotadas nos respectivos momentos históricos. Advoga-se a hipótese de que a busca pela legitimidade de que ambos careciam foi instrumentalizada através de políticas antagônicas em função das disparidades das biografias políticas ostentadas por cada um dos políticos. A reputação política de Goulart não lhe permitia a adoção de medidas heterodoxas tais quais as levadas a cabo por Sarney para angariar o apoio popular que não obteve pelas urnas.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.