Entrevista com o Professor Celso Furtado

Autores/as

  • Mário Theodoro IPEA

Resumen

A entrevista com o Professor Celso Furtado apresentada a seguir foi realizada em abril de 1996, em sua residência, em Paris. À época eu estava na França, escrevendo minha tese de Doutorado e, aproveitando a oportunidade, solicitei-lhe a realização de uma entrevista, no que fui prontamente atendido. Meu objetivo era ouvi-lo sobre a ação do Estado brasileiro no âmbito do planejamento econômico à luz da experiência da Sudene. Contudo, para minha satisfação, a conversa se estendeu, enveredando por temas e questões que em muito ultrapassavam meu objeto de pesquisa, privilegiando-me com uma aula de economia, mas também de Brasil, dessas aulas raras que se tem uma ou outra vez na vida. Uma aula sobre o meu país, focada sobretudo no Nordeste, onde, por adoção, tenho raízes muito fortes. O Professor Furtado falou então do Nordeste, seu Nordeste, essa mesma região que durante algum tempo me propus a estudar e que, em sua fala, se abria em uma roupagem diferente, muito mais rica em sua diversidade, muito mais interessante e complexa.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mário Theodoro, IPEA

Possui graduaçãoo em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (1984), mestrado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (1988) e doutorado em Economia Sociologia e Polí­ticas Agrárias pela Universidade de Córdoba (1995) e Pós-doutorado em Economia pelo Instituto de Economia da Unicamp (2007). Atualmente é Professor Associado do Instituto de Economia da Universidade Federal de Uberlândia no Programa de Pós graduação em Economia. Coordena o Grupo de Pesquisa do IE/UFU do Procad-CAPES IE-UFU/IE-Unicamp. Faz parte Programa de Pesquisador Mineiro da Fapemig (2007/2009). Tem experiência na

Publicado

2009-11-11

Cómo citar

THEODORO, M. Entrevista com o Professor Celso Furtado. Revista Economia Ensaios, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil, v. 22, n. 2, 2009. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeconomiaensaios/article/view/3248. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos