Um Ensaio sobre os Aspectos Teóricos e Metodológicos da Economia da Pobreza
Abstract
A pobreza, na economia do bem-estar, é entendida como uma situação de privação de bens. Por um lado, a pobreza pode ser entendida de maneira inteiramente relacionada com a privação de renda. Essa abordagem tem a vantagem de permitir uma mensuração de acordo com critérios já consolidados na pesquisa, pela definição de linhas de pobreza que indicam o nível mínimo de renda para que os indivíduos possam satisfazer suas necessidades básicas. Contudo, a definição dessas necessidades sempre envolve algum grau de subjetividade, além de que elas podem variar substancialmente entre diferentes sociedades. Assim, mais recentemente desenvolveu-se uma abordagem multidimensional para tratar da pobreza. Nessa visão, o bem-estar é associado à aquisição de capacidades, que se referem a uma multidimensionalidade de fatores relacionados ao bem-estar. Todavia, sua mensuração envolve a definição de indicadores complexos, ainda não totalmente consensuais pela bibliografia. O presente ensaio procura identificar as contribuições, vantagens e limitações de cada uma dessas vertentes teóricas e metodológicas.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2011-10-21
How to Cite
AGOSTINI MARTINI, R. Um Ensaio sobre os Aspectos Teóricos e Metodológicos da Economia da Pobreza. Revista Economia Ensaios, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil, v. 24, n. 2, 2011. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeconomiaensaios/article/view/8147. Acesso em: 30 nov. 2024.
Issue
Section
Artigos
License
Copyright on any open access article published by “Revista Economia Ensaios” is retained by the author(s). Authors grant “Revista Economia Ensaios” the right to first publish the article, and also grant any third party the right to use the article freely, in educational and non-commercial applications, so long as its integrity is kept and authors and citation details are identified.