Modelos de crescimento sob restrições externas: uma abordagem empírica à La Thirlwall para o Brasil pré-crise

Authors

  • Johana Martinez Lezcano Itaipu Binacional
  • Rodrigo Vilela Rodrigues Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v31n1a2016-4

Abstract

Com base nas relações brasileiras atuais com o setor externo, e na relevância dessas relações para sua economia, o presente trabalho testou a hipótese de que o Brasil, mesmo antes da crise de 2008, ainda tinha seu desenvolvimento restrito por relações internacionais. Tal hipótese foi testada com base na Lei de Thirlwall, que verifica se o crescimento econômico é restrito por questões de balanço de pagamentos. A metodologia de séries temporais e testes de diferenças de médias demonstraram que, em uma série de especificações, o Brasil pré-crise de 2008 ainda tinha seu crescimento restrito pelas relações externas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Johana Martinez Lezcano, Itaipu Binacional

Mestre em Economia Aplicada pela UFSCar/Sorocaba

Usina Hidrelétrica de Itaipu

Economista pela UFPR, mestre em Economia Aplicada pela UFSCar/Sorocaba e cursando MBA em Gestão financeira, Controladoria e Auditoria (FGV

Rodrigo Vilela Rodrigues, Universidade Federal de São Carlos

Professor Substituto na UFJF

Professor Efetivo na UFF/Campus Volta Redonda]

Professor Associado da UFSCar/Sorocaba

Published

2017-06-01

How to Cite

LEZCANO, J. M.; RODRIGUES, R. V. Modelos de crescimento sob restrições externas: uma abordagem empírica à La Thirlwall para o Brasil pré-crise. Revista Economia Ensaios, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil, v. 31, n. 1, 2017. DOI: 10.14393/REE-v31n1a2016-4. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeconomiaensaios/article/view/32933. Acesso em: 27 jul. 2024.

Issue

Section

Artigos