A crise financeira internacional e seus efeitos em diferentes regimes de metas de inflação: uma análise para as economias do Brasil e Uruguai
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v29n1a2014-3Abstract
Diante da crise financeira instalada nas economias dos Estados Unidos e dos países europeus, a partir de 2008, coube aos países da América Latina a adoção de estratégias, em nível macroeconômico, que contivessem possíveis efeitos dessa crise em suas economias. Nesse esforço, Brasil e Uruguai lançaram mão de instrumentos de políticas monetárias, dado o entendimento particular da magnitude da crise em questão sobre suas economias. Nessa perspectiva, o objetivo central desta pesquisa é analisar quais foram as medidas adotadas por esses dois países, a saber, Brasil e Uruguai, diante da crise econômica vigente, levando em consideração o sistema de metas de inflação adotado por ambos e quais foram os desempenhos econômicos obtidos, posteriormente medidos sob as variáveis produto interno bruto, inflação, taxa de juros e taxa de câmbio. A análise comparativa indica que a incerteza desempenha um papel relevante na determinação da meta inflação estabelecida pelo país e contribui na determinação de políticas que afetam o resultado do produto da Economia.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright on any open access article published by “Revista Economia Ensaios” is retained by the author(s). Authors grant “Revista Economia Ensaios” the right to first publish the article, and also grant any third party the right to use the article freely, in educational and non-commercial applications, so long as its integrity is kept and authors and citation details are identified.