Inovações Institucionais no Financiamento à Agricultura Familiar: o Sistema Cresol
Abstract
O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) permitiu que imensa quantidade de agricultores familiares tivesse, pela primeira vez, acesso a créditos bancários. Apesar disso, tanto o Governo Federal como os movimentos sociais convergem no reconhecimento de que o sistema bancário é hoje um obstáculo para que as metas definidas na política pública sejam atingidas e para que se expanda a base social do Programa. Construído a partir da experiência de crédito rotativo no Sul do País, o Sistema Cresol contribui para mostrar que recursos governamentais podem chegar a populações desprovidas de garantias e contrapartidas em proporção muito maior do que os bancos são capazes de propiciar. O texto discute algumas das questões teóricas envolvidas na montagem da rede de confiança em que o sistema Cresol se apóia. Expõe ainda os principais elementos empíricos que permitem compreender que não se trata de uma experiência siplesmente localizada e sim de uma iniciativa com amplo potencial de universalização.Downloads
Download data is not yet available.
Published
2013-04-03
How to Cite
BITTENCOURT, G. A.; ABRAMOVAY, R. Inovações Institucionais no Financiamento à Agricultura Familiar: o Sistema Cresol. Revista Economia Ensaios, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil, v. 16, n. 1, 2013. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeconomiaensaios/article/view/22344. Acesso em: 23 nov. 2024.
Issue
Section
Artigos
License
Copyright on any open access article published by “Revista Economia Ensaios” is retained by the author(s). Authors grant “Revista Economia Ensaios” the right to first publish the article, and also grant any third party the right to use the article freely, in educational and non-commercial applications, so long as its integrity is kept and authors and citation details are identified.