Relação entre o custo de moradia e as características dos domicílios brasileiros em 2009: uma aplicação do modelo de regressão quantílica
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v31n1a2016-1Abstract
O objetivo deste trabalho é identificar a influência que as características dos domicílios exercem sobre o valor do aluguel e da prestação paga pelos consumidores. Esta análise se faz necessária devido à necessidade de se alinhar as características dos domicílios à demanda existente. Os Métodos de Mínimos Quadrados Ordinários (MQO) e Regressão Quantílica foram utilizados para verificar o quanto cada característica dos domicílios influencia no valor pago. Foram estimadas 4 regressões com base em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), disponibilizados pelo IBGE para o ano de 2009. Os resultados encontrados mostram que os domicílios com maior número de cômodos e de moradores possuem aluguéis mais elevados. A análise descritiva dos dados da PNAD (2005, 2009 e 2011) indica que a proporção da renda empenhada no pagamento de aluguel ou prestação de casas próprias, que ainda estão sendo pagas, diminuiu entre 2009 e 2011.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright on any open access article published by “Revista Economia Ensaios” is retained by the author(s). Authors grant “Revista Economia Ensaios” the right to first publish the article, and also grant any third party the right to use the article freely, in educational and non-commercial applications, so long as its integrity is kept and authors and citation details are identified.