Relação entre o custo de moradia e as características dos domicílios brasileiros em 2009: uma aplicação do modelo de regressão quantílica
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v31n1a2016-1Resumo
O objetivo deste trabalho é identificar a influência que as características dos domicílios exercem sobre o valor do aluguel e da prestação paga pelos consumidores. Esta análise se faz necessária devido à necessidade de se alinhar as características dos domicílios à demanda existente. Os Métodos de Mínimos Quadrados Ordinários (MQO) e Regressão Quantílica foram utilizados para verificar o quanto cada característica dos domicílios influencia no valor pago. Foram estimadas 4 regressões com base em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), disponibilizados pelo IBGE para o ano de 2009. Os resultados encontrados mostram que os domicílios com maior número de cômodos e de moradores possuem aluguéis mais elevados. A análise descritiva dos dados da PNAD (2005, 2009 e 2011) indica que a proporção da renda empenhada no pagamento de aluguel ou prestação de casas próprias, que ainda estão sendo pagas, diminuiu entre 2009 e 2011.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.