Déficit em Conta Corrente, Investimentos e Gasto Público no Brasil: Uma Análise Empírica
Resumo
O objetivo deste artigo é estudar empiricamente a relação entre saldo em transações correntes, investimentos e gastos públicos no Brasil. O intuito é verificar como se comporta a conta corrente frente a choques advindos da política fiscal e da necessidade de investimentos, e como isso influencia o crescimento econômico do país. A análise metodológica se vale de modelos de séries temporais para o período compreendido entre a implementação do Plano Real até meados de 2010. Em linhas gerais, o trabalho conclui que tanto o investimento quanto o gasto público provocam déficits em conta corrente, sendo o impacto mais forte advindo dos investimentos. Além disso, gastos públicos e investimentos precedem uma eventual deterioração de conta corrente. Isso significa que o país ainda está se valendo do crescimento com poupança externa, não gerando poupança doméstica suficiente para financiar investimentos de longo prazo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-04-05
Como Citar
GOMES DA SILVA, C.; LOPES, D. T.; ALVES, V. S. V. Déficit em Conta Corrente, Investimentos e Gasto Público no Brasil: Uma Análise Empírica. Revista Economia Ensaios, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil, v. 26, n. 2, 2013. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeconomiaensaios/article/view/15070. Acesso em: 14 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.