ATLAS FÍSICO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PARDO PARA O USO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v8-2017-78635Palabras clave:
Ensino de Geografia, Material didático., Atlas Escolar, Rio PardoResumen
Este artigo tem o objetivo de apresentar a organização do atlas físico da bacia hidrográfica do rio Pardo, que banha os Estados de Minas Gerais (nascente do rio) e Bahia (foz do rio), com a finalidade de uso escolar. Com esse atlas pretendemos amenizar a escassez de material didático sobre a bacia, além de disponibilizar aos professores e alunos de escolas localizadas dentro da sua área informações/conhecimento sobre seu lugar, sua realidade, auxiliando-os no processo de ensino-aprendizagem. Como procedimentos metodológicos, selecionamos os mapas temáticos físicos da bacia hidrográfica do rio Pardo, caracterizamos seus aspectos físicos com textos em linguagem adequada para alunos do Ensino Fundamental, organizamos tais mapas em um atlas físico para uso escolar e, por fim, sugerimos uma atividade prática lúdica a partir do uso do mapa de vegetação da referida bacia, presente nesse atlas. O conteúdo do artigo traz conceitos de mapa e de atlas, descreve e discute a importância de um atlas, explica os elementos cartográficos obrigatórios de um mapa, apresenta seis mapas temáticos físicos da bacia hidrográfica do rio Pardo, acompanhados por textos com sua caracterização física, de fácil entendimento para serem trabalhados em sala de aula no Ensino Fundamental II. Por último, aponta como sugestão a atividade de ampliação do mapa da vegetação contido no referido atlas escolar, através da Técnica dos Quadrados Semelhantes, inclusive, apresentando um tutorial para facilitar sua aplicação pelos professores e o entendimento e o aprendizado dos alunos.
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