FRANCISCHETT, Mafalda Nesi. A cartografia no ensino de geografia: a aprendizagem mediada. Cascavel: EDUNIOESTE, 2004.

Autores/as

  • Vanice Schossler Sbardelotto Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.14393/REG-v8-2017-78648

Resumen

Este texto apresenta a síntese da obra intitulada “A cartografia no ensino de Geografia”, resultado da tese de doutoramento da Professora Mafalda Nesi Francischett. A tese foi defendida em 2004, no Programa de Doutorado em Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista, campus de Presidente Prudente. A temática pesquisada foi o ensino de Cartografia por meio de maquetes no curso de Geografia. Desenvolveu a pesquisa por meio da pesquisa-ação, que permitiu à pesquisadora envolver-se com o trabalho, analisar, avaliar e refletir enquanto os caminhos da pesquisa se delineavam. O é de obra grande importância pelo método de pesquisa – pesquisa-ação – que evidencia o comprometimento da autora com o processo formativo de professores para a educação básica e também porque aborda a importância da Cartografia como ciência que, aliada à Geografia, tem grande potencial para o ensino da espacialidade.

Biografía del autor/a

  • Vanice Schossler Sbardelotto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

    Doutoranda em Geografia no Programa de Pós-Graduação em Geografia na Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Professora do Curso de Pedagogia, na mesma universidade

Publicado

2017-08-27

Número

Sección

Revisión

Cómo citar

FRANCISCHETT, Mafalda Nesi. A cartografia no ensino de geografia: a aprendizagem mediada. Cascavel: EDUNIOESTE, 2004. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 8, n. 14, p. 229–233, 2017. DOI: 10.14393/REG-v8-2017-78648. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/78648. Acesso em: 6 dec. 2025.