ABORDAGEM DO ESPAÇO RURAL E URBANO NO 7° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: PRÁTICAS E EXPERIÊNCIAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA

Autores

  • Jaci Araújo de Sousa Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.14393/REG-v8-2017-78642

Palavras-chave:

Espaço Rural, Espaço Urbano, Recursos didáticos, Ensino de Geografia

Resumo

O relato de experiência trata da realização de um projeto de ensino intitulado “O rural e o urbano no Brasil”, desenvolvido com alunos do 7.o ano do ensino fundamental de uma escola pública de Cajazeiras-PB como parte das atividades de estágio curricular supervisionado de licenciatura em Geografia. São apresentadas as ações desenvolvidas no projeto e as reflexões sobre o tema e sua abordagem no ensino de geografia, considerando os espaços rural e urbano no Brasil como um campo de luta, marcado por contrastes e disputa de interesses cuja compreensão é, assim, uma tarefa complexa e difícil para os alunos do ensino fundamental. No entanto, cabe ao professor utilizar meios e recursos didáticos capazes de contribuir para a compreensão dos mesmos na aprendizagem dos conteúdos envolvidos nessa temática. Espera-se que se o aluno entender as relações e os contrastes existentes entre o rural e o urbano no Brasil, compreenderá o quanto é dinâmico e interligado o espaço geográfico.

 

Biografia do Autor

  • Jaci Araújo de Sousa, Universidade Federal de Campina Grande

    Graduanda do Curso de Licenciatura em Geografia na Universidade Federal de Campina Grande- UFCG/CFP. 

Referências

AZEVEDO, Maria Elma de; ASSIS, Lenilton Francisco de. O estudo da cidade pequena nas aulas de Geografia. Revista Essentia, Sobral, v. 8, n. 2, p. 83-103, maio 2007. Disponível em: <http://artigocientifico.uol.com.br/uploads/artc_1206360691_37.pdf>. Acesso em: 13 out. 2016.

CORRÊA, Roberto Lobato. O espaço urbano. 4ª edição, 2ª reimpressão. São Paulo: Editora Ática, 2000.

COUTINHO, C. M. F.; CARVALHO, M. C. S.; PAULA, A. M. N. R.; FERREIRA, M.L. A. O Rural está no Urbano, o Urbano está no Rural: considerações a partir do espaço. Revista Desenvolvimento Social, v. 3, n. 10, p. 63‐73, 2013. Disponível em: <http://www.rds.unimontes.br/index.php/desenv_social/article/view/107/92>. Acesso em: 27 out. 2015.

HESPANHOL, Rosangela Ap. de Medeiros. Campo e cidade, rural e urbano no Brasil contemporâneo. Revista Mercator, Fortaleza, v. 12, número especial (2), p. 103-112, set. 2013. Disponível em: <http://www.mercator.ufc.br/index.php/mercator/article/viewFile/1177/499>. Acesso em: 27 out. 2015.

MANFIO, Vanessa. A contextualização do espaço urbano e rural a partir da construção de desenhos e maquetes em sala de aula. Revista Geografia em Questão, v. 8, n. 1, p. 76-90, 2015. Disponível em:

<http://e-revista.unioeste.br/index.php/geoemquestao/article/download/10258/8372>. Acesso em: 13 out. 2016.

MARQUES, Marta Inez Medeiros. O Conceito de espaço rural em questão. Revista Terra Livre, São Paulo, n. 19, p. 95-112, jul./dez. 2002. Disponível em: <http://www.agb.org.br/publicacoes/index.php/terralivre/article/view/160>. Acesso em: 27 out. 2015.

SOUSA NETO, Luiz Jerônimo; SILVA, Carlos Henrique Lopes da. A imagem como síntese das espacialidades geográficas: o recurso didático no ensino de Geografia. In: Encontro Nacional dos Geógrafos, XVI. Crise, práxis e autonomia: Espaços de resistência, de esperanças. Porto Alegre-RS, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, julho de 2010. Anais... Porto Alegre: Associação dos Geógrafos Brasileiros-AGB, 2010. 10 p. Disponível em: < http://www.agb.org.br/evento/download.php?idTrabalho=2411>. Acesso em: 13 out. 2016.

OLIVEIRA, Bárbara Renata de; MALANSKI, Lawrence Mayer. O uso da maquete no ensino de Geografia. Revista Extensão em Foco, Curitiba, n. 2, p. 181-189, jul./dez. 2008. Disponível em: <http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/extensao/article/view/24783/16618>. Acesso em: 13 out. 2016.

SANTOS, Milton. Por uma geografia nova: da crítica da geografia a uma geografia crítica. São Paulo: EDUSP, 2002.

THIESEN, Juares da Silva. Geografia escolar: dos conceitos essenciais às formas de abordagem no ensino. Revista Geografia Ensino & Pesquisa, v. 15, n. 1, p. 83- 94, jan./abr. 2011. Disponível em: < https://periodicos.ufsm.br/geografia/article/download/7379/4418>. Acesso em: 13 out. 2016.

Downloads

Publicado

27-08-2017

Edição

Seção

Relato de experiência

Como Citar

ABORDAGEM DO ESPAÇO RURAL E URBANO NO 7° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: PRÁTICAS E EXPERIÊNCIAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 8, n. 14, p. 183–193, 2017. DOI: 10.14393/REG-v8-2017-78642. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/78642. Acesso em: 6 dez. 2025.