MAPAS PARA O TRABALHO COM AS REDES DE TRANSPORTE NO ENSINO DE GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v8-2017-78639Palavras-chave:
Representaciones cartográficas, Enseñanza de Geografía, Redes de transporteResumo
O presente artigo aborda a importância das redes de transporte para a compreensão do espaço geográfico e seu tratamento didático através de representações cartográficas no ensino de geografia. Tem como objetivo principal apresentar uma coleção de mapas elaborada em pesquisa de produção de material didático voltada para o ensino de geografia do Estado de Goiás a partir de suas redes de transporte. Tendo por base uma abordagem crítica das dinâmicas socioespaciais e das redes técnicas do espaço geográfico no contexto da globalização, bem como estudo sobre as redes de transporte do Estado de Goiás, em particular, foram produzidos os mapas empregando-se Sistema de Informação Geográfica (SIG) e softwares de edição gráfica. Como resultado principal, obteve-se uma coleção de dez mapas sobre redes de transporte a partir de recursos de cartografia digital que possibilitam mapas mais adequados para finalidades didáticas.
Referências
BRASIL. Ministério dos Transportes. Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT). Nomenclatura das rodovias federais. Brasília: DNIT, 2009. Disponível em: < http://www.dnit.gov.br/rodovias/rodovias-federais/nomeclatura-das-rodovias-federais>. Acesso em 26/07/2017.
MOREIRA, Ruy. A geografia do Brasil que se ensina - e o Brasil da geografia que se ensina. In: O discurso do avesso – (para a crítica da geografia que se ensina). Rio de Janeiro: Dois Pontos, 1987, cap. 4, p.103-123.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 2000.
SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Edusp, 1996.
TEIXEIRA NETO, Antonio. Os caminhos de ontem e de hoje em direção a Goiás-Tocantins. Boletim Goiano de Geografia. v. 21, n. 1, p. 51-68, jan./jun. 2001.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os conteúdos publicados na Revista de Ensino de Geografia estão licenciados sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que os autores mantêm os direitos autorais sobre seus trabalhos, permitindo o compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que seja dado o devido crédito à autoria original e à fonte da publicação.
Para mais informações sobre esta licença, acesse: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/


