PRÁTICAS E EXPERIÊNCIAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA

Authors

  • Wellington Matheus Lardoza de Nazaré Professor voluntário do projeto de extensão Pré-Vestibular da UFPA/Ananindeua

Keywords:

Formação, Espaço escolar, Ensino de Geografia

Abstract

Este trabalho tem como objetivo relatar as práticas e experiência no Estágio Supervisionado I, no ensino fundamental I, na E.E.E.F Alice Fanjas, localizada no município de Benevides, região metropolitana de Belém-PA. O Estágio Supervisionado se configura como uma prática metodológica de extrema importância dentro dos cursos de formação de professores nas IES. Logo, as práticas e experiências relatadas estão voltadas para a percepção de atividades e conteúdos observados no período de estágio, nas disciplinas de Geografia e no componente curricular Estudos Amazônicos. Portanto, destaca-se a importância do estágio supervisionado no ensino fundamental como promissora no processo de ensino-aprendizagem dentro e fora da universidade.

Author Biography

  • Wellington Matheus Lardoza de Nazaré, Professor voluntário do projeto de extensão Pré-Vestibular da UFPA/Ananindeua

    Graduando em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Pará – UFPA/Campus Ananindeua; professor voluntário do projeto de extensão Pré-Vestibular da UFPA/Ananindeua.

References

ALMEIDA, R. D. de., PASSINI, E. Y. O espaço geográfico: Ensino e representação. 15. ed., 8º reimpressão. São Paulo: Contexto, 2015. (Repensando o ensino).

BARROS. G. R. N., MARTINS, A. B. O professor de estudos amazônicos: o perceber entre o espaço pensado e o espaço vivido. Rev. Tamoios, São Gonçalo (RJ), ano 16, n. 2, p. 211-220, jan.-jun. 2020. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/tamoios/article/view/48797>. Acessado em: 05 de outubro de 2021.

CALLAI, H. C. A Geografia escolar e os conteúdos da Geografia. Anekumene, Revista Virtual de Geografia, Cultura y Educación, Bogotá, v. 1, n. 1, p. 128- 139, 2011. Disponível em: <https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/anekumene/article/view/7097>. Acessado em 05 de outubro de 2021.

GONÇALVES, C. W. P. Amazônia, Amazônias. São Paulo: Contexto, 2001.

MARTINS, R. E. M. W., TONINI, I. M. A importância do estágio supervisionado em Geografia na construção do saber/fazer docente. Geografia, Ensino e Pesquisa, v. 20. n. 3, p. 98-106, 2016. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/geografia/article/view/21000>. Acessado em: 05 de outubro de 2021.

MARQUES, L. de S. Metodologia de ensino e formação de professores de Geografia. In: VII Congresso Brasileiro de Geógrafos, 10 a 16 de agosto, 2014. Anais do VII CBG, Vitória, ES. 2014. Disponível em: <http://www.cbg2014.agb.org.br/site/anaiscomplementares?AREA=5#L>.

SILVA, A. M. S. Sentimentos de pertencimento e identidade no ambiente escolar. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 8, n. 16, p. 130-141, jul./dez. 2018.

SANTOS, E. M. N. dos., LIMA, F. W. C., VALE, C. Decálogo da escola como espaço de proteção social: consolidando a função social da escola como espaço democratizante. Eccos - Revista Cientifica, São Paulo, n. 54, p. 1-18, jul./set. 2020.

Published

2022-09-04

Issue

Section

Relato de experiência

How to Cite

PRÁTICAS E EXPERIÊNCIAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 13, n. 24, p. 185–194, 2022. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76427. Acesso em: 5 apr. 2025.