GEOGRAFIA, ENSINO, TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19: PARA UM BOM EDUCADOR, MEIA TECNOLOGIA BASTA?

Autores

  • Wilcilene da Silva Corrêa Coêlho Universidade Federal do Amazonas
  • Vilma Terezinha de Araújo Lima Universidade do Estado do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.14393/REG-v14-n26-2023-76318

Palavras-chave:

Tecnologia, Ensino de Geografia, Empecilhos, Pandemia Covid-19

Resumo

O presente artigo de revisão bibliográfica, resultante de parte de um Trabalho de Conclusão de Curso da Licenciatura em Geografia, tem por objetivo principal propor uma análise acerca do uso de tecnologias no ensino de Geografia e seu desenrolar no contexto pandêmico. Isso porque se acredita que apesar dos empecilhos para a continuidade das aulas de geografia com uso de tecnologia, houve avanços no fazer dessa ciência no contexto escolar, inclusive no contexto das desigualdades sociais escancaradas por esse momento de quebra de paradigmas. Buscou-se para essa discussão estudos relacionando tecnologia, ensino de Geografia e os desafios para avançar no contexto pandêmico, destacando-se os resultados de três estudos de 2021 e 2022 acerca dos principais desafios relacionados pelos pesquisadores nos níveis fundamental e médio, em estágio no nível superior e com o uso de geotecnologias. Desse modo, por mais que tenham ocorrido empecilhos, o empenho e dedicação dos professores foram essenciais em seu fazer profissional, com competência e criatividade para fazer acontecer o ensino de geografia em meio à pandemia de Covid 19.

Biografia do Autor

  • Wilcilene da Silva Corrêa Coêlho, Universidade Federal do Amazonas

    Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). E-mail: prof.wilcilenecorrea@hotmail.com

  • Vilma Terezinha de Araújo Lima, Universidade do Estado do Amazonas

    Doutora em Geografia, docente da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). E-mail: vtlima@uea.edu.br

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Publicado

18-07-2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

GEOGRAFIA, ENSINO, TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19: PARA UM BOM EDUCADOR, MEIA TECNOLOGIA BASTA? . Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 14, n. 26, p. 124–138, 2023. DOI: 10.14393/REG-v14-n26-2023-76318. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76318. Acesso em: 6 abr. 2025.