POR UMA CONCEPÇÃO INTEGRADORA DO CONCEITO DE TERRITÓRIO NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REG-v14-n26-2023-76310

Palavras-chave:

Território, Ensino de geografia, Estágio supervisionado

Resumo

As diretrizes de abordagens para o conceito de território nos Parâmetros Curriculares Nacionais e na Base Nacional Comum Curricular o restringem quase completamente à dimensão material e econômica da realidade. Essa compreensão quando aplicada ao ensino resulta no empobrecimento do ensino de geografia, escapando dimensões fundamentais derivadas das vivências e experiências dos estudantes. Assim, o presente trabalho, partindo da experiência de estágio supervisionado no ensino fundamental, analisa as concepções acerca do conceito de território presentes nos documentos curriculares oficiais e em livro didático e apresenta possibilidades didáticas de uma concepção de território integradora aplicada ao ensino de geografia. Esse caminho se mostrou consistente, posto que capaz de despertar maior interesse dos alunos, que passam a estabelecer conexões entre conteúdos formais e vida cotidiana. O trabalho foi construido com base nas aulas ministradas e na revisão bibliográfica, especialmente em Luckesi (1994), Haesbaert (2006), Saquet (2007, 2012) Moreira (2014), Massey (2017) e Girotto (2017).

Biografia do Autor

  • Hudson Nascimento de Sousa Filho, Secretaria Municipal de Educação de Altamira-PA

    Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Pará; professor de Geografia e de Estudos de Altamira-PA. E-mail: Secretaria Municipal de Educação Amazônicos hnascimento329@mail.uft.edu.br

  • Reges Sodré da Luz Silva Dias, Universidade Federal de Rondonópolis

    Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Goiás; professor dos cursos de Graduação e Pós-Graduação (Mestrado) em Geografia do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) da Universidade Federal de Rondonópolis. E-mail: regessodre@gmail.com

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Publicado

18-07-2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

POR UMA CONCEPÇÃO INTEGRADORA DO CONCEITO DE TERRITÓRIO NO ENSINO DE GEOGRAFIA. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 14, n. 26, p. 68–85, 2023. DOI: 10.14393/REG-v14-n26-2023-76310. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76310. Acesso em: 5 abr. 2025.