POR UMA CONCEPÇÃO INTEGRADORA DO CONCEITO DE TERRITÓRIO NO ENSINO DE GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v14-n26-2023-76310Palavras-chave:
Território, Ensino de geografia, Estágio supervisionadoResumo
As diretrizes de abordagens para o conceito de território nos Parâmetros Curriculares Nacionais e na Base Nacional Comum Curricular o restringem quase completamente à dimensão material e econômica da realidade. Essa compreensão quando aplicada ao ensino resulta no empobrecimento do ensino de geografia, escapando dimensões fundamentais derivadas das vivências e experiências dos estudantes. Assim, o presente trabalho, partindo da experiência de estágio supervisionado no ensino fundamental, analisa as concepções acerca do conceito de território presentes nos documentos curriculares oficiais e em livro didático e apresenta possibilidades didáticas de uma concepção de território integradora aplicada ao ensino de geografia. Esse caminho se mostrou consistente, posto que capaz de despertar maior interesse dos alunos, que passam a estabelecer conexões entre conteúdos formais e vida cotidiana. O trabalho foi construido com base nas aulas ministradas e na revisão bibliográfica, especialmente em Luckesi (1994), Haesbaert (2006), Saquet (2007, 2012) Moreira (2014), Massey (2017) e Girotto (2017).
Referências
BOLIGIAN, L. ALMEIDA, R. D. A transposição didática do conceito de território no ensino de geografia. In: GERARDI, L. H. O. Ambientes: estudos de Geografia. Rio Claro: Programa de Pós-graduação em Geografia – UNESP; Associação de Geografia Teorética – AGETEO, 2003, p. 235-248.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base nacional comum curricular. Brasília, DF, 2016.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: geografia. Brasília: MEC/SEF, 1998.
CASTRO, I. E. Geografia e política: território, escalas de ação e instituições. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.
FOUCAULT, M. Sobre a geografia. In: FOUCAULT, M. Microfísica do poder. 18º ed. Rio de Janeiro: Graal, 2003, p. 153-165.
GIROTTO, E. D. Dos PCNS à BNCC: o ensino de geografia sob o domínio neoliberal. Geo UERJ, Rio de Janeiro, n. 30, p. 419-439, 2017. DOI: https://doi.org/10.12957/geouerj.2017.23781.
HAESBAERT, R. O binômio território-rede e seu significado político-cultural. In: _______. Territórios alternativos. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2006, p. 117-128.
_______. O mito da desterritorialização: do “fim dos territórios” à multiterritorialidade. 7. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.
_______. Território e multiterritorialidade: um debate. GEOgraphia, ano IX, n 17, p. 19-46, 2007. DOI: https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2007.v9i17.a13531.
LIBÂNEO, J. C. Tendências pedagógicas na prática escolar. In: LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez, 1994, p. 53-76.
LUCCI, E. A.; BRANCO, A. L. Geografia: homem & espaço. 27º ed. São Paulo: Saraiva, 2015.
LUCKESI, C. C. Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez, 1994.
MARX, K. Contribuição à crítica da economia política. Tradução: Florestan Fernandes. São Paulo: Expressão Popular, 2008.
MASSEY, D. Globalização: o que significa para a geografia?. Boletim Campineiro de Geografia, v. 7, n. 1, p. 227-235, 2017. DOI: https://doi.org/10.54446/bcg.v7i1.334.
MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
MOREIRA, R. A geografia que se faz e se ensina no Brasil. In: MOREIRA, R. O discurso do avesso. São Paulo: Contexto, 2014, p. 95-113.
RAFFESTIN, C. Por uma Geografia do poder. Tradução: Maria Cecília França. São Paulo: Editora Ática, 1993.
RATZEL, F. Geografia do homem (antropogeografia). In: MORAES, Antonio Carlos Robert. Ratzel: Geografia. São Paulo: Editora Ática, 1990, p. 32-107.
SANTOS, M. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. 4. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2017.
______. O papel ativo da Geografia: um manifesto. Revista território, Rio de Janeiro, ano V, n. 9, p. 103-109, jul./dez., 2000.
SAQUET, M. A. As diferentes abordagens do território e a apreensão do movimento e da (i)materialidade. Geosul, v. 22, n. 43, p. 55-71, 2007.
______. O território no ensino-aprendizagem de geografia. Geo UERJ, Ano 14, v. 2, n. 23, p. 699-716, 2º semestre de 2012. DOI: https://doi.org/10.12957/geouerj.2012.4825.
SOUSA FILHO, H. N.; SERBU, R. A.; DIAS, R. S. L. S. Educação antirracista no ensino de geografia: perspectivas da diversidade relacional no território a partir do estágio investigativo. Revista Tocantinense de Geografia, v. 7, n. 13, p. 68-89, nov. 2018.
VIEIRA, Carlos Eduardo; SÁ, Medson Gomes de. Recursos didáticos: do quadro-negro ao projetor, o que muda? In: PASSINI, Elza Yasuko; PASSINI, Romão. MALYSZ, Sandra T. (Org.) Prática de ensino de Geografia e estágio supervisionado. São Paulo: Contexto, 2007, p. 101-116.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Hudson Nascimento de Sousa Filho, Reges Sodré da Luz Silva Dias

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.