A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA E AS MUDANÇAS EM PERCURSO: COMPREESÃO CRÍTICA PARA LECIONAR NO ENSINO HÍBRIDO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REG-v14-n26-2023-76307

Palavras-chave:

Neoliberalismo, Pesquisa colaborativa, Ensino de Geografia

Resumo

Objetivando favorecer a reflexão dos professores acerca do seu papel crítico diante das mudanças educacionais que estão sendo apresentadas como indispensáveis, discutiremos neste trabalho a formação inicial do professor de geografia e as perspectivas para o trabalho com o ensino híbrido na educação básica com uma perspectiva crítica em relação às reformas curriculares de orientação neoliberal. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa, na modalidade colaborativa, com 16 licenciandos do curso de Geografia da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, com o intuito de não apenas investigar as suas concepções quanto ao objeto investigado, mas, sobretudo, refleti-las e construir novas possibilidades para o ensino. Fizemos a aplicação de questionário, desenvolvimento de oficinas formativas, elaboração de planos de aula e contínuas discussões. Vimos que os modelos híbridos de ensino se encontram intimamente relacionados aos interesses neoliberais de redução de custos da educação pública e manutenção de um projeto de educação nacional alinhada ao perfil do mercado. A pesquisa pôde ampliar os horizontes para a formação de professores de Geografia, colaborando com estratégias para a prática de hibridização do ensino de forma crítica.

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Biografia do Autor

Maria Edwirges Gomes da Silva, Universidade Estadual da Paraíba

Aluna do Mestrado Profissional de Formação de Professores da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. Email: mariaedwirges109@gmail.com

Josandra Araújo Barreto de Melo, Universidade Estadual da Paraíba

Professora Doutora lotada no Departamento de Geografia e no Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, Email: ajosandra@yahoo.com.br

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Publicado

2023-07-18

Como Citar

SILVA, M. E. G. da; MELO, J. A. B. de. A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA E AS MUDANÇAS EM PERCURSO: COMPREESÃO CRÍTICA PARA LECIONAR NO ENSINO HÍBRIDO . Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 14, n. 26, p. 26–50, 2023. DOI: 10.14393/REG-v14-n26-2023-76307. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76307. Acesso em: 12 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos