Promovendo educação financeira sem barreiras para os trabalhadores da Feira Municipal "La Placita" 2022
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v23n12024-70626Palavras-chave:
Extensão, Pesquisa, Educação FinanceiraResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar as experiências e os resultados da execução do projeto de extensão universitária intitulado Investindo no seu Futuro Financeiro, realizado no mercado municipal La Placita, na cidade de Encarnación, departamento de Itapúa, Paraguai, durante o ano de 2022. A implementação do projeto contou com a colaboração ativa do professor da disciplina, de alunos e do Departamento de Extensão. Para realizar este projeto, foi empregada uma metodologia participativa, permitindo a realização de diversos workshops e sessões de treinamento direcionados aos trabalhadores beneficiados. As atividades concentraram-se em fornecer conhecimentos e ferramentas relacionadas a conceitos econômicos e financeiros, bem como ao uso adequado de empréstimos. A abordagem também se estendeu à exploração de novas oportunidades de emprego, com o objetivo de promover o progresso econômico e social entre os participantes. Os resultados obtidos tiveram um impacto positivo na comunidade de vendedores do mercado de La Placita.
Downloads
Referências
CENTORBI, G. Matemática financiera. La Plata: Universidad Nacional de la Plata. 2022. Disponível em: https://www.nacio.unlp.edu.ar/archivos/Optativas2017/6to/MatematicaFinanciera.pdf. Acesso em: 16 jan. 2024.
ENCARNACIÓN. Municipalidad de la Cuidad de Encarnación. Feria municipal más linda y ordenada. 6 de setembro de 2022. Disponível em: https://encarnacion.gov.py/feria-municipal-mas-linda-y-ordenada/. Acesso em: 16 jan. 2024.
LÓPEZ, J. L. L. et al. Educación financiera en América Latina. Ciencia Latina Revista Científica Multidisciplinar, Cidade do México, v. 6, n. 1, p. 3.810-3.826, 2022. DOI 10.37811/clrcm.v6i1.1770. Disponível em: https://ciencialatina.org/index.php/cienciala/article/view/1770. Acesso em: 16 jan. 2024.
OLAVÉ, S. Revisión del concepto de identidad profesional docente. Revista Innova Educación, Puno, v. 2, n. 3, p. 378-393, 2020. Disponível em: https://revistainnovaeducacion.com/index.php/rie/article/view/3. Acesso em: 16 jan. 2024.
SCHEID, L. B; FEDORUK, S. Docencia - investigación y extensión: una relación imprescindible. Universidad Nacional del Litoral, 2011. Disponível em: https://www.unl.edu.ar/iberoextension/dvd/archivos/ponencias/mesa3/rol-de-las-universidades-doc.pdf. Acesso em: 16 jan. 2024.
UNIVERSIDAD NACIONAL DE ITAPÚA. Resolución CSU N°011/2022. Encarnación: Consejo Superior Universitario, 2022. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1lEOeea3AYEEEj6XpyxL1g1RQdNzgmOjL/view. Acesso em: 16 jan. 2024.
VÁSQUEZ, J. L. (org.). Matemática Financiera I. Chimbote: Universidad Católica de Los Ángeles, 2016. Disponível em: https://clasesdematematicafinancieraenlima.com/wp-content/uploads/2020/06/TEXTO-DE-MATEM%C3%81TICA-FINANCIERA-I-2015.pdf. Acesso em: 16 jan. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Juan Carlos Meaurio Insaurralde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao publicarem nesta revista, os autores concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.