Promovendo educação financeira sem barreiras para os trabalhadores da Feira Municipal "La Placita" 2022

Autores

  • Juan Carlos Meaurio Insaurralde Universidad Nacional de Itapúa

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v23n12024-70626

Palavras-chave:

Extensão, Pesquisa, Educação Financeira

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar as experiências e os resultados da execução do projeto de extensão universitária intitulado Investindo no seu Futuro Financeiro, realizado no mercado municipal La Placita, na cidade de Encarnación, departamento de Itapúa, Paraguai, durante o ano de 2022. A implementação do projeto contou com a colaboração ativa do professor da disciplina, de alunos e do Departamento de Extensão. Para realizar este projeto, foi empregada uma metodologia participativa, permitindo a realização de diversos workshops e sessões de treinamento direcionados aos trabalhadores beneficiados. As atividades concentraram-se em fornecer conhecimentos e ferramentas relacionadas a conceitos econômicos e financeiros, bem como ao uso adequado de empréstimos. A abordagem também se estendeu à exploração de novas oportunidades de emprego, com o objetivo de promover o progresso econômico e social entre os participantes. Os resultados obtidos tiveram um impacto positivo na comunidade de vendedores do mercado de La Placita.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juan Carlos Meaurio Insaurralde, Universidad Nacional de Itapúa

Magíster en Docencia e Investigación Universitaria, Universidad Nacional de Itapúa, Paraguay; ingeniero comercial.

Referências

CENTORBI, G. Matemática financiera. La Plata: Universidad Nacional de la Plata. 2022. Disponível em: https://www.nacio.unlp.edu.ar/archivos/Optativas2017/6to/MatematicaFinanciera.pdf. Acesso em: 16 jan. 2024.

ENCARNACIÓN. Municipalidad de la Cuidad de Encarnación. Feria municipal más linda y ordenada. 6 de setembro de 2022. Disponível em: https://encarnacion.gov.py/feria-municipal-mas-linda-y-ordenada/. Acesso em: 16 jan. 2024.

LÓPEZ, J. L. L. et al. Educación financiera en América Latina. Ciencia Latina Revista Científica Multidisciplinar, Cidade do México, v. 6, n. 1, p. 3.810-3.826, 2022. DOI 10.37811/clrcm.v6i1.1770. Disponível em: https://ciencialatina.org/index.php/cienciala/article/view/1770. Acesso em: 16 jan. 2024.

OLAVÉ, S. Revisión del concepto de identidad profesional docente. Revista Innova Educación, Puno, v. 2, n. 3, p. 378-393, 2020. Disponível em: https://revistainnovaeducacion.com/index.php/rie/article/view/3. Acesso em: 16 jan. 2024.

SCHEID, L. B; FEDORUK, S. Docencia - investigación y extensión: una relación imprescindible. Universidad Nacional del Litoral, 2011. Disponível em: https://www.unl.edu.ar/iberoextension/dvd/archivos/ponencias/mesa3/rol-de-las-universidades-doc.pdf. Acesso em: 16 jan. 2024.

UNIVERSIDAD NACIONAL DE ITAPÚA. Resolución CSU N°011/2022. Encarnación: Consejo Superior Universitario, 2022. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1lEOeea3AYEEEj6XpyxL1g1RQdNzgmOjL/view. Acesso em: 16 jan. 2024.

VÁSQUEZ, J. L. (org.). Matemática Financiera I. Chimbote: Universidad Católica de Los Ángeles, 2016. Disponível em: https://clasesdematematicafinancieraenlima.com/wp-content/uploads/2020/06/TEXTO-DE-MATEM%C3%81TICA-FINANCIERA-I-2015.pdf. Acesso em: 16 jan. 2024.

Publicado

07-06-2024

Como Citar

INSAURRALDE, J. C. M. Promovendo educação financeira sem barreiras para os trabalhadores da Feira Municipal "La Placita" 2022. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 23, n. 1, p. 342–356, 2024. DOI: 10.14393/REE-v23n12024-70626. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/70626. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência