O projeto de extensão “Viva a vida, alegria, alegria!”
uma experiência com idosas praticantes das danças circulares no município de Naviraí, Mato Grosso do Sul
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v23n12024-69675Palavras-chave:
Danças circulares, Socialização, IdosasResumo
Este texto apresenta um relato de experiência acerca do projeto de extensão “Viva a vida, alegria, alegria”, que foi desenvolvido com um grupo de idosas no Centro de Convivência do Idoso no município de Naviraí, Mato Grosso do Sul. O objetivo geral do trabalho é apresentar o projeto de extensão, iniciado no ano de 2019, no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, campus Naviraí. O relato tem como objetivos específicos descrever os benefícios das danças circulares como atividades que buscam o bem-estar social, psicológico e físico das participantes; descrever de forma sucinta o projeto; e apresentar a ação da dança circular no desenvolvimento da socialização na vida das idosas. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, exploratória e documental.
Downloads
Referências
ANDRADE, M. M. Introdução à metodologia do trabalho científico. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
BARTON, A. Danças circulares: dançando o caminho sagrado. São Paulo: Editora Triom, 2012.
BRASIL. Lei n. 10.741, de 1º de outubro de 2003. Dispõe sobre o Estatuto da Pessoa Idosa e dá outras providências. Brasília, DF, 2003. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.741.htm. Acesso em: 14 maio 2024.
BRASIL. Ministério da Cultura. A Inclusão Cultural da Pessoa Idosa. Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultura. Brasília, DF, 2010.
BRASIL. Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. Nota Informativa n. 5/2023 MDS/SNCF. Envelhecimento e o direito ao cuidado. Secretaria Nacional da Política de Cuidados e Família. 2023. Disponível em: https://www.gov.br/mds/pt-br/noticias-e-conteudos/desenvolvimento-social/noticias-desenvolvimento-social/mds-lanca-diagnostico-sobre-envelhecimento-e-direito-ao-cuidado/Nota_Informativa_N_5.pdf. Acesso em: 14 maio 2024.
BRASIL. Resolução n. 001, de 21 de fevereiro de 2013. Dispõe sobre o reordenamento do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV, no âmbito do Sistema Único da Assistência Social – SUAS, pactua os critérios de partilha do cofinanciamento federal, metas de atendimento do público prioritário e, dá outras providências. Brasília, DF, 2013. Disponível em: https://www.sigas.pe.gov.br/files/10142015092330-resolucao.no.01.de.21.de.fevereiro.de.2013.dispoe.sobre.o.reordenamento.do.servico.de.convivencia.e.fortalecimento.de.vinculos.scfv.pdf. Acesso em: 22 maio 2024.
COSTA, A. L. B. Dança: uma herança à disposição de todos. In: RAMOS, R. C. M. Danças circulares sagradas: uma proposta de educação e cura. São Paulo: Triom, 1998. p. 17-26.
FLEURY, T. M. A.; GONTIJO, D. T. As danças circulares e as possíveis contribuições da terapia ocupacional para as idosas. Estudos interdisciplinares sobre o envelhecimento, Porto Alegre, v. 9., p. 75-90, 2006. DOI 10.22456/2316-2171.4786. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/ RevEnvelhecer/article/view/4786. Acesso em: 17 out. 2021.
OSTETTO, L. E. Da pedagogia à vênus de Milo: sobre dançar na roda, silenciar, cultivar a dúvida e reinventar caminhos. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO – REGIÃO SUL, 6., 2006, Santa Maria. Anais [...]. Santa Maria: Editora da UFSM, 2006. Disponível em: http://www.portalanpedsul.com.br/admin/uploads/2006/Formacao_do_Professor/Painel/06_52_55_PA240.pdf. Acesso em: 20 out. 2021.
RAMOS, R. C. L. Danças circulares sagradas: uma proposta de educação e cura. São Paulo: Triom, 2002.
SARAIVA, M. C. O sentido da dança: arte, símbolo, experiência vivida e representação. Movimento, Porto Alegre, v. 11. n. 3, p. 219-242, set./dez. 2005. DOI 10.22456/1982-8918.2879. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/2879. Acesso em: 23 maio. 2024.
SOEIRO, R. O. F. P. O impacto percebido da dança na qualidade de vida de um grupo de idosos: estudo exploratório. 2015. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Católica Portuguesa, Porto, 2015. Disponível em: https://repositorio.ucp.pt/bitstream/10400.14/20492/1/DISSERTA%C3%87%C3%83O%20RITA%20SOEIRO.pdf. Acesso em: 21 out. 2021.
TEIXEIRA, S. S. F.; SOUZA, M. T. A dança circular na resolução de situações-problema em aulas de Educação Física. Motriz, Rio Claro, v. 16, n. 4, p. 1.052-1.059, out./dez. 2010. DOI 10.5016/1980-6574.2010v16n4p1052. Disponível em: https://www.scielo.br/j/motriz/a/3vxLHMNzyjFBZL3YTW8JgxG/?format=pdf. Acesso em: 20 out. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Jozil dos Santos, Ana Karyna de Lima Talarico
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao publicarem nesta revista, os autores concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.