Ritmos brasileiros para violão

reflexões sobre a produção, realização e o impacto de um curso de extensão online de música

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v21n22022-65892

Palavras-chave:

Violão, Ensino a distância, Levadas rítmicas, Música Popular, Universidade pública

Resumo

Este texto tem como objetivo compartilhar parte das experiências vivenciadas no curso de extensão online Ritmos Brasileiros para Violão, realizado em quatro edições entre os anos de 2020 e 2022, como iniciativa de três docentes do curso de Graduação em Música da Universidade Federal de Uberlândia. Pretende-se, aqui, fazer um breve histórico das ações propostas, refletir sobre a forma de elaboração do projeto e seu impacto junto aos participantes. O presente relato também serve como forma de avaliar o trabalho e de se pensar em possíveis desdobramentos da atividade extensionista em um momento pós-pandemia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Menezes Lovisi, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil, com período sanduíche na Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris, França; professor do Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil. 

André Campos Machado, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Música pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, Brasil; professor associado do Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil; pesquisador do Núcleo de Performance e Práticas Interpretativas em Música (NUPPIM) e do Núcleo de Música e Tecnologia (NUMUT); coordenador do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Multimídia (LABMUL).  

Carlos Roberto Ferreira de Menezes Júnior, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Música pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, Brasil; professor do Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil. 

Referências

BECKER, Z. P. Levadas brasileiras para violão. Rio de Janeiro: Vitta Books & Music, 2013.

GOHN, D. M. Aulas on-line de instrumentos musicais: novo paradigma em tempos de pandemia. Tulha, Ribeirão Preto, v. 6, n. 2, p. 152-171, jul.-dez. 2020. DOI: 10.11606/issn.2447-7117.rt.2020.170749. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revistadatulha/article/view/170749. Acesso em: 16 nov. 2022.

GOHN, D. M. A realidade das redes sociais: uma discussão acerca da educação musical nas comunidades virtuais. Revista da ABEM, Maringá, v. 28, p. 81-93, 2020. DOI: 10.33054/ABEM20202805. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/881. Acesso em: 16 nov. 2022.

H5P. Tutorials for authors. Disponível em: https://h5p.org/documentation/for-authors/tutorials. Acesso em: 31 maio 2022.

PEREIRA, M. Ritmos brasileiros. Rio de Janeiro: Garbolights Produções Artísticas, 2007.

SCOTTI, A.; RIBEIRO, S. T. da S. Saberes Musicais no Espaço Virtual: Perspectivas teórico-metodológicas para compreender e investigar o fórum Violão.org. In: CONGRESSO DA ANPPOM, 19., 2009, Curitiba. Anais [...]. Curitiba: UFPR, 2009. Disponível em: https://anppom.org.br/anais/anaiscongresso_anppom_2009/XIII_Educacao_musical.pdf. Acesso em: 2 jun. 2022.

Downloads

Publicado

16-01-2023

Como Citar

LOVISI, D. M.; MACHADO, A. C.; MENEZES JÚNIOR, C. R. F. de. Ritmos brasileiros para violão: reflexões sobre a produção, realização e o impacto de um curso de extensão online de música . Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 21, n. 2, p. 80–95, 2023. DOI: 10.14393/REE-v21n22022-65892. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/65892. Acesso em: 26 nov. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência