Usabilidade da gestão de projetos em ações de extensão em universidade pública federal:

mapeamento, desafios e oportunidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v19n12020-52354

Palavras-chave:

Extensão universitária, Gestão de projetos, Creditação de extensão

Resumo

A extensão universitária promove a interação entre Universidade e sociedade, estimulando a disseminação do conhecimento, conjuntamente, com impacto na formação do estudante. O objetivo deste estudo é analisar o gerenciamento dos projetos de extensão de uma instituição federal de ensino localizada no sul do Brasil, buscando identificar as fases em que ocorrem mais problemas em relação à gestão dos projetos. O método de pesquisa caracteriza-se como de cunho exploratório, identificando variáveis que podem gerar hipóteses para pesquisas futuras. O trabalho baseia-se na abordagem qualitativa. A investigação e a análise institucional deram-se a partir de técnica de coleta de dados, fundamentando-se nos princípios da análise documental, adotando como objeto documentos de projetos, planilhas, relatórios, editais de seleção dos projetos de extensão e Sistema SAP, todos internos à instituição. Em conclusão, aponta-se que, atualmente, a gestão dos projetos de extensão dentro do campus é funcional, contudo, é necessário um aprimoramento e aprofundamento nas partes gerenciais, na capacitação dos coordenadores e equipes envolvidas para maior sucesso nos trabalhos desenvolvidos. Ao final, o trabalho abre possibilidades para a continuidade da pesquisa sobre os temas abordados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edicleia Aparecida Muniz dos Santos, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestranda no Programa de Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP) na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Cornélio Procópio, Brasil; servidora técnico-administrativa do Departamento de Extensão dessa instituição.

Jair de Oliveira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo, Brasil; professor titular da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Cornélio Procópio, Brasil; Professor no Programa de Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP).

Ariel Orlei Michaloski, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco, Brasil; professor titular da Universidade Tecnológica Federal do Paraná,  Campus Ponta Grossa; professor no Programa de Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP) e no Programa de Engenharia de Produção (PPGEP); pesquisador no Laboratório de Ergonomia em Processos Produtivos e Segurança e Saúde do Trabalho (LabErgo).

Referências

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, SF: Senado Federal, 1988.

BRASIL. Lei nº 5.540, de 28 de novembro de 1968. Fixa normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, e dá outras providências. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-5540-28-novembro-1968-359201-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 9 out. 2019.

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 9 out. 2019.

CLEMENTS, J. P.; GIDO, J. Gestão de projetos. 5. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2013.

FLORIANO, M. D. P. et al. Extensão universitária: a percepção de acadêmicos de uma universidade federal do Estado do Rio Grande do Sul. Em Extensão, Uberlândia, v. 16, n.1, p. 9-35, jan.-jun. 2017.

FORPROEX - FÓRUM DE PRÓ-REITORES DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRAS. Política Nacional de Extensão Universitária. 2012. Disponível em: https://www.ufmg.br/proex/renex/images/documentos/2012-07-13-Politica-Nacional-de-Extensao.pdf. Acesso em: 9 out. 2019.

PMI – PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos (Guia PMBOK). 6. ed. Newtown Square, Pensilvânia: PMI, 2017.

QUARTI, D. M.; ZILLI, J. C. Gerenciamento de projetos na gestão organizacional: aplicação dos fundamentos do PMBOK em uma associação empresarial. Revista Foco, Vila Velha, v. 12, n. 2, p. 147-167, mar./jun. 2019. Doi: 10.28950/1981-223x_revistafocoadm/2019.v12i2.645.

SILVA, M. X. da et al. Projeto piloto: considerações de alunos do ensino fundamental sobre método de educação alimentar. Em Extensão, Uberlândia, v. 12, n.2, p. 51-64, jul.-dez. 2013.

UTFPR - UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ. Diretrizes de Extensão da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Disponível em: http://portal.utfpr.edu.br/documentos/relacoes-empresariais-e-comunitarias/dirext/regulamentos/diretrizes-da-extensao-na-utfpr. Acesso em: 9 out. 2019.

UTFPR - UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ. Resolução nº 69/2018 - COGEP, retificada em 1º de outubro de 2018. Disponível em: http://www.utfpr.edu.br/documentos/conselhos/cogep/resolucoes/resolucoes-2018/resolucao-069-2018-cogep-regulamento-de-registro-e-de-inclusao-das-atividades-de-extensao-nos-curriculos-dos-cursos-de-graduacao-da-utfpr.pdf. Acesso em: 9 out. 2020.

Downloads

Publicado

05-06-2020

Como Citar

SANTOS, E. A. M. dos; OLIVEIRA, J. de; MICHALOSKI, A. O. . Usabilidade da gestão de projetos em ações de extensão em universidade pública federal: : mapeamento, desafios e oportunidades. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 19, n. 1, p. 32–53, 2020. DOI: 10.14393/REE-v19n12020-52354. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/52354. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais