Infecções sexualmente transmissíveis e gravidez

conscientização dos jovens do ensino médio de uma escola pública estadual em Caçador, Santa Catarina

Autores

  • Eduardo Sttocco Universidade Alto Vale do Rio do Peixe
  • Emyr Hiago Bellaver Universidade Alto Vale do Rio do Peixe
  • Vilmair Zancanaro Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v17n22018-rel01

Palavras-chave:

ISTs, Gravidez, Adolescentes

Resumo

No Brasil, estudos mostram que a população de adolescentes e jovens adultos representa aproximadamente 50% dos novos casos de infecções sexualmente transmissíveis adquiridas (ISTs). O objetivo deste texto é relatar ações de um projeto de extensão que visou orientar jovens de uma escola pública da rede estadual de ensino de Caçador, Santa Catarina, sobre ISTs e gravidez. A metodologia consistiu em dinâmicas que estimulassem os jovens a pensar sobre as doenças, formas de transmissão, gravidez e prevenção. Nesse sentido, foram trabalhadas questões de autoestima, importância e necessidade dos estudos, família e relações saudáveis. Durante os seis meses de atuação do projeto, foi possível perceber o interesse e a participação dos jovens e também o quanto as dúvidas estão presentes em suas vidas. Ainda não foi possível verificar se o objetivo principal foi alcançado. Com a continuidade do projeto na escola e a concretização das ações propostas, esperamos em curto prazo, uma possível redução das doenças e gravidez garantindo o bem-estar da comunidade escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Sttocco, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe

Graduando em Farmácia na Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, Campus de Caçador, Santa Catarina,

Emyr Hiago Bellaver, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe

Mestre em Ciência e Biotecnologia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina, Campus Videira, Santa Catarina, Brasil; professor da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, Campus de Caçador, Santa Catarina

Vilmair Zancanaro, Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe

Mestre em Ciência e Biotecnologia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina, Brasil; professora da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, Campus de Caçador, Santa Catarina,

Referências

ABC. MED. BR. Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs): o que são?. 2011. Disponível em: http://www.abc.med.br/p/174322/doencas+sexualmente+transmissiveis+dsts+o+que+sao.htm. Acesso em: 25 ago. 2018.

ARAÚJO, J. I. R. de. Desenvolvimento de método indicativo de estabilidade para detecção de produtos de degradação da associação de zidovudina e lamivudina (300+150 mg) em matéria-prima e comprimidos. 2014. 111 f. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2014.

ARYA, M. et al. The promise of patient-centered text messages for encouraging hiv testing in an underserved population. Journal of the Association of Nurses in AIDS Care, v. 29, Issue 1, p. 1-106, January- February, 2018. Doi: 10.1016/j.jana.2017.07.002

AVELLEIRA, J. C. R.; BOTTINO, G. Syphilis: diagnosis, treatment and control. Anais brasileiros de dermatologia, Rio de Janeiro, v. 81, n. 2, p. 111-126, 2006. Doi: 10.1590/S0365- 05962006000200002.

BRÊTAS, J. R. da S. et al. Conhecimento sobre DST / AIDS por estudantes adolescentes. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 43, n. 3, p. 551-557, 2009. Doi: 10.1590/S0080-62342009000300008

BRONFENBRENNER, U. Bioecologia do desenvolvimento humano: tornando os seres humanos mais humanos. Porto Alegre: ArtMed, 2011. 310 p.

CUNHA, M. dos P. et al. Análise do conhecimento sobre DSTS/Aids entre adolescentes em Goiânia. Revista da Universidade Vale do Rio Verde, Betim, v. 14, n. 2, p. 650-658, 2016. Doi: 10.5892/ruvrd.v14i2.2856.

FERNANDES, A. D. S. A. Cotidiano de adolescentes vinculados a um Centro de Atenção Psicossocial Infanto juvenil (CAPSi): realidade e perspectivas. 2014. 136 f. Dissertação (Mestrado em Terapia Ocupacional) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014.

FORPROEX – Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras. Política Nacional de Extensão Universitária. 2012. Disponível em: http://proex.ufsc.br/files/2016/04/Pol%C3%ADtica-Nacional-de-Extens%C3%A3o-Universit%C3%A1ria-e-book.pdf. Acesso em: 25 ago. 2018.

HO, E. L.; LUKEHART, S. A. Syphilis: using modern approaches to understand an old disease. The Journal of clinical investigation. v. 121, n. 12, p. 4584-4592, 2011. Doi: 10.1172/JCI57173.

LEVINSON, W. Microbiologia médica e imunologia. 12. ed. Porto Alegre: Mc Graw-Hill/ Artmed, 2014. 720 p.

NEWMAN, L. et al. Global estimates of syphilis in pregnancy and associated adverse outcomes: analysis of multinational antenatal surveillance data. PLoS Med, v. 10, n. 2, 2013. Doi: 10.1371/journal.pmed.1001396.

NUNES, I. Infecções sexualmente transmissíveis: desafio passado, presente ou futuro? Acta Obstet Ginecol Port, Coimbra, v.11, n. 3, set. 2017. Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-58302017000300001. Acesso em: 15 set. 2018.

OLIVEIRA, F. L. B. de; ALMEIDA JUNIOR, J. J. de. Motivações de acadêmicos de enfermagem atuantes em projetos de extensão universitária: a experiência da Faculdade Ciências da Saúde do TRAIRI/UFRN. Espaço para a Saúde, Londrina, v. 16, n. 1, p. 40- 47, 2015. Doi: 10.22421/1517-7130.2015v16n1p40.

PAN AMERICAN HEALTH ORGANIZATION. Elimination of mother-to-child transmission of HIV and Syphilis in the Americas. Washington, D.C: PAHO, 2014.

PENELLO, A. M. et al. Herpes genital. J Bras Doenças Sex Transm, v. 22, n. 2, p. 64-72, 2010. Disponível em: http://pdi.sites.uff.br/wp-content/uploads/sites/303/2018/02/r22-2-2010-3-herpes-Genital. pdf. Acesso em: 15 set. 2018.

RIBEIRO, K. R. et al. Gravidez na adolescência: perfil socioeconômico e envolvimento em bullying. Acta Biomedica Brasiliensia, Santo Antônio de Pádua, v. 4, n. 1, p. 12-23, 2015. Disponível em: http://www.actabiomedica.com.br/index.php/acta/article/view/49. Acesso em: 15 set. 2018.

SFAIR, S. C. Educação sexual para adolescentes e jovens: o que preveem os documentos públicos nos níveis federal e estadual em São Paulo. 2012. 113 f. Dissertação (Mestrado em Terapia Ocupacional) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012.

SEIDL, E. M. F.; ZANNON, C. M. L. da C.; TRÓCCOLI, B. T. Pessoas vivendo com HIV/AIDS: enfrentamento, suporte social e qualidade de vida. Psicologia: reflexão e crítica, Porto Alegre, v. 18, n. 2, p. 188-195, 2005. Doi: 10.1590/S0102- 79722005000200006.

SILVA, M. M. da. Polimorfismo da região do fator de necrose tumoral (TNF) na síndrome da lipodistrofia associada à terapia anti-retroviral em portadores do HIV-1. 2008. 155 f. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, 2008.

SILVA, R. da. Quando a escola opera na conscientização dos jovens adolescentes no combate às DSTs. Educar em Revista, Curitiba, v. 31, n. 57, p. 221-238, 2015. Doi: 10.1590/0104-4060.41170.

VIEIRA, P. M.; MATSUKURA, T. S. Modelos de educação sexual na escola: concepções e práticas de professores do ensino fundamental da rede pública. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 22, n. 69, p. 453-474, 2017.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. Global incidence and prevalence of selected curable sexually transmitted infections – 2008. Geneva: WHO, 2012.

Downloads

Publicado

17-02-2019

Como Citar

STTOCCO, E.; BELLAVER, E. H.; ZANCANARO, V. Infecções sexualmente transmissíveis e gravidez : conscientização dos jovens do ensino médio de uma escola pública estadual em Caçador, Santa Catarina. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 17, n. 2, p. 110–122, 2019. DOI: 10.14393/REE-v17n22018-rel01. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/43001. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência