Ser professor de crianças com deficiência mental numa perspectiva sociointeracionista
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v10n12011-20655Palavras-chave:
Deficiência mental, Sócio-interacionismo, Aprendizagem, DesenvolvimentoResumo
RESUMO: O presente texto se propõe a aprofundar o conhecimento sobre a abordagem sócio-interacionista, na perspectiva de Vygotsky, suas relações entre aprendizagem e desenvolvimento das crianças com deficiência intelectual e como as práticas pedagógicas dos professores podem estimular ou impedir o desenvolvimento destas crianças. Ainda como objetivo, busca-se verificar como será possível ampliar a dimensão simbólica do sujeito deficiente intelectual com base na abordagem sócio-interacionista, buscando compreender as práticas pedagógicas dos professores de crianças com deficiência intelectual e como pensam e elaboram seu plano de trabalho, procurando refletir sobre as possíveis ações que auxiliem os profissionais da educação a ressignificar a sua prática pedagógica. PALAVRAS-CHAVE: Deficiência intelectual. Sócio-interacionismo. Aprendizagem. Desenvolvimento. Be a teacher of children with intellectual disabilities on a socio-interactionist perspective ABSTRACT: This paper aims to deepen the knowledge about the socio-interactionist approach, in the perspective of Vygotsky, their relations between learning and development of children with intellectual disabilities and how teachers' pedagogical practices can stimulate or prevent the development of these children. Still as objective we seek to see how it will be possible to expand the symbolic dimension of the subject with intellectual disability based on the socio-interactionist approach, seeking to understand the pedagogical practices of teachers of children with intellectual disabilities and how they think and prepare their work plan, seeking to reflect on the possible actions that help the education professionals to reframe their practice. KEYWORDS: Intellectual disability. Socio-interactionist. Learning. Development.Downloads
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