A extensão universitária disseminando o empreendedorismo na educação básica: relato do projeto "Empreendedor por um dia"
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v14n22015_rel01Keywords:
Empreendedorismo, Educação básica, Extensão universitária.Abstract
Este texto relata experiências de um projeto de extensão que objetivou
inserir o tema empreendedorismo nas escolas de ensino médio do Vale
do Taquari, Rio Grande do Sul, Brasil. O projeto foi operacionalizado
por meio de uma oficina na qual as práticas pedagógicas foram
norteadas por metodologias ativas de ensino e de aprendizagem. Os
encontros tiveram a duração de 4 horas/aula e foram realizados em
salas temáticas do Centro Universitário UNIVATES, localizado em
Lajeado, Rio Grande do Sul, Brasil. Objetivou-se conseguir atender,
nessa primeira edição, 25 turmas oriundas de um universo de 73
escolas de ensino médio, localizadas no Vale do Taquari, alcançando,
aproximadamente, 500 alunos. Como resultado, os alunos
participantes da oficina evidenciaram que os conteúdos apreendidos
têm aplicação prática e ampliaram seus conhecimentos. Além do mais,
enalteceram o planejamento evidenciado ao longo das atividades e a
capacidade de comunicação e de relacionamento com o grupo.
Downloads
References
BASTOS, M. F.; RIBEIRO, R. F. Educação e empreendedorismo social: um encontro que (trans) forma cidadãos. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 11, n. 33, p. 573-594, maio/ago. 2011.
BERBEL, N. A. N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n. 1, p. 25-40, jan./jun. 2011.
BOOTH, W. C.; COLOMB, G. C.; WILLIAMS, J. M. A arte da pesquisa. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
COELHO, G. C. O papel pedagógico da extensão universitária. Em Extensão, Uberlândia, v. 13, n. 2, p. 11-24, jul./dez. 2014.
DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre educação para o século XXI. 6. ed. São Paulo: Cortez; Brasília: MEC/UNESCO, 2001.
DEMO, P. Solidariedade como efeito do poder. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2002.
DOLABELA, F. Empreendedorismo: a viagem do sonho
______. Entrevista Fernando Dolabela. Atividades e experiências. set. 2008. Entrevista concedida a Diocsianne Moura. Disponível em: <http://www.educacional.com.br/revista/0408/pdf/06_Entrevista_ FernandoDolabela.pdf>. Acesso em: 28 mar. 2015.
DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. Rio de Janeiro: Campus, 2012.
EDUCA
FORPROEX. Política Nacional de Extensão Universitária. Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. Manaus: Política Nacional de Extensão Universitária, 2012. Disponível em: <http://www.renex.org.br/documentos/2012-07-13- Politica-Nacional-de-Extensao.pdf>. Acesso em: 3 ago. 2015.
FREIRE, P. Extensão ou comunicação. 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
LAVIERI, C. Educação... empreendedora? In: LOPES, R. M. A. (Org.). Educação empreendedora: conceitos, modelos e práticas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
MARTINS, S. N. Educação empreendedora transformando o ensino superior: diversos olhares de estudantes sobre professores empreendedores. 2010. 171f. Tese (Doutorado em Educação)
MEZZAROBA, O.; MONTEIRO, C. S. Manual de metodologia da pesquisa no Direito. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2006.
MOREIRA, M. A. Metodologias de pesquisa em ensino. São Paulo: Livraria da Física, 2011.
O PONTO. 2007. Postado por Joana Jardim. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=6LJBbDCd8lU> . Acesso em: 31 mar. 2014.
PIPOCA do Valdir. Postado por Fabiano Antoniacomi. Repórter Carolina Fagundes, Imagens: Fabiano Antoniacomi. Edição de imagens: Roberto Monteiro Kloss, Supervisão TV Lumen: Cyro Ridal Série Empreendedorismo Popular
PR
SILVA, E. W. da. Extensão universitária no Rio Grande do Sul: concepções e práticas. Porto Alegre. 2003. 282f. Tese (Doutorado em Sociologia)
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Ao publicarem nesta revista, os autores concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.