Prática de leitura literária

aprendendo com a poesia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-2024-74059

Palavras-chave:

prática de leitura literária, reflexão poética, fruição estética, extension

Resumo

O projeto de extensão “Prática de leitura literária: aprendendo com a poesia” foi criado com o objetivo de promover um incentivo à leitura de poesias pelo simples ato de apreciar a fruição estética. A prática de leitura literária, principalmente de poemas, tem sido desconsiderada pela sociedade atual. Os jovens têm dado preferências às redes sociais, que entregam conteúdos rasos, simplistas e de curta duração, mas, que tem um grande poder de prender a atenção. Dessa forma, as habilidades adquiridas com o hábito da leitura, como a atenção, o pensamento crítico e a criatividade, têm se perdido. Dessa forma, o projeto se desenvolveu a partir dessa análise de sociedade e, a fim de ampliar os repertórios culturais e exercitar o hábito da leitura, em cada encontro desenvolvido, foi enfatizada a importância dos(as) autores(as) para o acervo cultural brasileiro, refletindo sobre sua trajetória de vida e suas obras escritas. A partir disso, o público tinha espaço para expor/falar suas ideias e reflexões que vieram a mente ao longo da leitura das obras e, assim, formava-se um ambiente seguro e criativo para a troca de ideias e vivências. Tivemos poucos adeptos, mas buscaremos encontrar melhores soluções para os próximos projetos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manuel Veronez, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil, com período sanduíche na Université Paris-Sorbonne (Paris IV); estágio pós-doutoral em Linguística/Análise do Discurso pela Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil; professor da Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Divinópolis, Minas Gerais, Brasil; líder do Grupo de Pesquisa em Estudos do Discurso (GPED/UEMG/CNPq). 

Ana Luiza Viana, Universidade do Estado de Minas Gerais

Graduada em Letras pela Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Divinópolis, Brasil, com especialização em Linguística e Formação de Leitores pela Faculdade Venda Nova do Imigrante, Espírito Santo, Brasil; professora da educação básica na rede estadual de ensino de Minas Gerais, Brasil; membra do Grupo de Pesquisa em Estudos do Discurso (GPED/UEMG/CNPq).

Referências

BATISTA, A. A. G. Alfabetização, leitura e ensino de Português: perspectivas curriculares. Revista Contemporânea de Educação, Rio de Janeiro, n. 12, p. 9-5, ago.-dez., 2011.

CHARTIER, R. Textos, impressos, Leituras. In: CHARTIER, R. A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel, 1990. p. 121-139.

DARNTON, R. Primeiros passos para uma história da leitura. In: DARNTON, R. O beijo de Lamourette: mídia, cultura e revolução. São Paulo: Companhia das Letras, 2010. p. 168-201.

Downloads

Publicado

19-12-2024

Como Citar

VERONEZ, M.; VIANA, A. L. Prática de leitura literária: aprendendo com a poesia. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 23, n. 2, p. 196–206, 2024. DOI: 10.14393/REE-2024-74059. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/74059. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência