Prática de leitura literária
aprendendo com a poesia
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-2024-74059Palavras-chave:
prática de leitura literária, reflexão poética, fruição estética, extensionResumo
O projeto de extensão “Prática de leitura literária: aprendendo com a poesia” foi criado com o objetivo de promover um incentivo à leitura de poesias pelo simples ato de apreciar a fruição estética. A prática de leitura literária, principalmente de poemas, tem sido desconsiderada pela sociedade atual. Os jovens têm dado preferências às redes sociais, que entregam conteúdos rasos, simplistas e de curta duração, mas, que tem um grande poder de prender a atenção. Dessa forma, as habilidades adquiridas com o hábito da leitura, como a atenção, o pensamento crítico e a criatividade, têm se perdido. Dessa forma, o projeto se desenvolveu a partir dessa análise de sociedade e, a fim de ampliar os repertórios culturais e exercitar o hábito da leitura, em cada encontro desenvolvido, foi enfatizada a importância dos(as) autores(as) para o acervo cultural brasileiro, refletindo sobre sua trajetória de vida e suas obras escritas. A partir disso, o público tinha espaço para expor/falar suas ideias e reflexões que vieram a mente ao longo da leitura das obras e, assim, formava-se um ambiente seguro e criativo para a troca de ideias e vivências. Tivemos poucos adeptos, mas buscaremos encontrar melhores soluções para os próximos projetos.
Downloads
Referências
BATISTA, A. A. G. Alfabetização, leitura e ensino de Português: perspectivas curriculares. Revista Contemporânea de Educação, Rio de Janeiro, n. 12, p. 9-5, ago.-dez., 2011.
CHARTIER, R. Textos, impressos, Leituras. In: CHARTIER, R. A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel, 1990. p. 121-139.
DARNTON, R. Primeiros passos para uma história da leitura. In: DARNTON, R. O beijo de Lamourette: mídia, cultura e revolução. São Paulo: Companhia das Letras, 2010. p. 168-201.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Manuel Veronez, Ana Luiza Viana
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao publicarem nesta revista, os autores concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.