O museu e a extensão on-line

esforço interdisciplinar entre o acervo, a comunicação e o design para manter o museu em contato com seus públicos pelas mídias sociais durante à pandemia de Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-2024-73286

Palavras-chave:

Pandemia, Museu, Comunicação, Público

Resumo

O artigo descreve a implementação do projeto “MUnA com Você” pelo museu Museu Universitário de Arte (MUnA) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) durante o período de isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19. Um projeto de interação com o público pelas redes sociais, que muito se valeu de informações oriundas do acervo de obras de arte do próprio museu, demandando campos do conhecimento como a comunicação, o design e a informática. O artigo inicia-se prestando justas referências aos labores que antecederam o referido projeto e criaram a plataforma de recursos diversos que tornou possível seu empreendimento. Em seguida, descrevem-se as ações correspondentes, as condições sobre as quais se desenrolaram, as respectivas pesquisas realizadas, os campos de conhecimento pertinentes aplicados e apropriados, bem como os recursos, sobretudo humanos, envolvidos. Na sequência, levanta-se aspectos quantitativos e qualitativos dos prováveis impactos do projeto, procedendo-se enfim às últimas considerações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Douglas de Paula, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Arte pela Universidade de Brasília, Brasil; professor associado do Instituto de Artes, Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil; líder do grupo de pesquisa "Vesmídia/Vivência, Estética, Mídia". 

Mirna Tonus, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas, São Paulo; estágio pós-doutoral na Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil; professora associada da Faculdade de Educação, Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil; coordenadora de Jornalismo da Expocom (Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação).

Tatiana Sampaio Ferraz, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo pela Universidade de São Paulo, Brasil; professora adjunta do Instituto de Artes, Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil; coordenadora do grupo de pesquisa "O Espaço Delas: artistas mulheres que atuam no campo tridimensional" e membro do grupo de pesquisa "Arte, arquitetura e cidade".

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Requisitos ergonômicos para o trabalho com dispositivos de interação visual. 2002.

CHALHUB, S. Funções da linguagem. São Paulo: Ática, 1990.

ELAM, K. Geometria do design. São Paulo: Cosac & Naify, 2010.

GOMES FILHO, J. Gestalt do objeto: sistema de leitura visual da forma. 9. ed. São Paulo: Escritura, 2009.

HARPRING, P. Introdução aos vocabulários controlados: terminologia para arte, arquitetura e outras obras culturais. São Paulo: Secretaria de Cultura do Estado, 2016.

MICHAELIS. Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa. São Paulo: Melhoramentos, 2024. Disponível em: https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/humanidade/. Acesso em: 16 mar. 2024.

HURLBURT, A. Layout: o design da página impressa. São Paulo: Nobel, 1986.

ITRIZVER, I. Type rules: the designer’s guide to professional typography. 2. ed. New Jersey: John Wiley & Sons, Inc, 2006.

LUPETTI, M. Planejamento de comunicação. 3. ed. São Paulo: Futura, 2002.

O´BRIEN, H. L; TOMS E. L. Engagement as Process in Human-Computer Interactions. In: AMERICAN SOCIETY FOR INFORMATION SCIENCE AND TECHNOLOGY, 42., 2006, Leesburg, VA. Anais [...]. Leesburg, VA: Asis&t, 2006. p. 1-4. Disponível em: https://asistdl.onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1002/meet.14504201233. Acesso em: 24 abr. 2024.

PAULA, D. Exposições on-line: do cubo branco à janela de ébano por interfaces esteticamente engajadas. Estado da Arte, Uberlândia, v. 2, n. 2, p. 453-463, 2021. DOI 10.14393/EdA-v2-n2-2021-61341. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaestadodaarte/article/view/61341. Acesso em: 23 mar. 2024.

PERUYERA, M. Diagramação e layout. Curitiba: Intesaberes, 2018.

SANT’ANNA, A. Propaganda teoria técnica e prática. 7. ed. São Paulo: Pioneira, 1998.

SOUSA, M. M. F. de. A linguagem do anúncio publicitário. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2017.

Downloads

Publicado

19-12-2024

Como Citar

PAULA, D. de; TONUS, M.; FERRAZ, T. S. O museu e a extensão on-line: esforço interdisciplinar entre o acervo, a comunicação e o design para manter o museu em contato com seus públicos pelas mídias sociais durante à pandemia de Covid-19. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 23, n. 2, p. 40–57, 2024. DOI: 10.14393/REE-2024-73286. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/73286. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais