O museu e a extensão on-line
esforço interdisciplinar entre o acervo, a comunicação e o design para manter o museu em contato com seus públicos pelas mídias sociais durante à pandemia de Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-2024-73286Palavras-chave:
Pandemia, Museu, Comunicação, PúblicoResumo
O artigo descreve a implementação do projeto “MUnA com Você” pelo museu Museu Universitário de Arte (MUnA) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) durante o período de isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19. Um projeto de interação com o público pelas redes sociais, que muito se valeu de informações oriundas do acervo de obras de arte do próprio museu, demandando campos do conhecimento como a comunicação, o design e a informática. O artigo inicia-se prestando justas referências aos labores que antecederam o referido projeto e criaram a plataforma de recursos diversos que tornou possível seu empreendimento. Em seguida, descrevem-se as ações correspondentes, as condições sobre as quais se desenrolaram, as respectivas pesquisas realizadas, os campos de conhecimento pertinentes aplicados e apropriados, bem como os recursos, sobretudo humanos, envolvidos. Na sequência, levanta-se aspectos quantitativos e qualitativos dos prováveis impactos do projeto, procedendo-se enfim às últimas considerações.
Downloads
Referências
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Requisitos ergonômicos para o trabalho com dispositivos de interação visual. 2002.
CHALHUB, S. Funções da linguagem. São Paulo: Ática, 1990.
ELAM, K. Geometria do design. São Paulo: Cosac & Naify, 2010.
GOMES FILHO, J. Gestalt do objeto: sistema de leitura visual da forma. 9. ed. São Paulo: Escritura, 2009.
HARPRING, P. Introdução aos vocabulários controlados: terminologia para arte, arquitetura e outras obras culturais. São Paulo: Secretaria de Cultura do Estado, 2016.
MICHAELIS. Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa. São Paulo: Melhoramentos, 2024. Disponível em: https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/humanidade/. Acesso em: 16 mar. 2024.
HURLBURT, A. Layout: o design da página impressa. São Paulo: Nobel, 1986.
ITRIZVER, I. Type rules: the designer’s guide to professional typography. 2. ed. New Jersey: John Wiley & Sons, Inc, 2006.
LUPETTI, M. Planejamento de comunicação. 3. ed. São Paulo: Futura, 2002.
O´BRIEN, H. L; TOMS E. L. Engagement as Process in Human-Computer Interactions. In: AMERICAN SOCIETY FOR INFORMATION SCIENCE AND TECHNOLOGY, 42., 2006, Leesburg, VA. Anais [...]. Leesburg, VA: Asis&t, 2006. p. 1-4. Disponível em: https://asistdl.onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1002/meet.14504201233. Acesso em: 24 abr. 2024.
PAULA, D. Exposições on-line: do cubo branco à janela de ébano por interfaces esteticamente engajadas. Estado da Arte, Uberlândia, v. 2, n. 2, p. 453-463, 2021. DOI 10.14393/EdA-v2-n2-2021-61341. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaestadodaarte/article/view/61341. Acesso em: 23 mar. 2024.
PERUYERA, M. Diagramação e layout. Curitiba: Intesaberes, 2018.
SANT’ANNA, A. Propaganda teoria técnica e prática. 7. ed. São Paulo: Pioneira, 1998.
SOUSA, M. M. F. de. A linguagem do anúncio publicitário. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Douglas de Paula, Mirna Tonus, Tatiana Sampaio Ferraz

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao publicarem nesta revista, os autores concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.