O museu e a extensão on-line
esforço interdisciplinar entre o acervo, a comunicação e o design para manter o museu em contato com seus públicos pelas mídias sociais durante à pandemia de Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-2024-73286Palavras-chave:
Pandemia, Museu, Comunicação, PúblicoResumo
O artigo descreve a implementação do projeto “MUnA com Você” pelo museu Museu Universitário de Arte (MUnA) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) durante o período de isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19. Um projeto de interação com o público pelas redes sociais, que muito se valeu de informações oriundas do acervo de obras de arte do próprio museu, demandando campos do conhecimento como a comunicação, o design e a informática. O artigo inicia-se prestando justas referências aos labores que antecederam o referido projeto e criaram a plataforma de recursos diversos que tornou possível seu empreendimento. Em seguida, descrevem-se as ações correspondentes, as condições sobre as quais se desenrolaram, as respectivas pesquisas realizadas, os campos de conhecimento pertinentes aplicados e apropriados, bem como os recursos, sobretudo humanos, envolvidos. Na sequência, levanta-se aspectos quantitativos e qualitativos dos prováveis impactos do projeto, procedendo-se enfim às últimas considerações.
Downloads
Referências
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Requisitos ergonômicos para o trabalho com dispositivos de interação visual. 2002.
CHALHUB, S. Funções da linguagem. São Paulo: Ática, 1990.
ELAM, K. Geometria do design. São Paulo: Cosac & Naify, 2010.
GOMES FILHO, J. Gestalt do objeto: sistema de leitura visual da forma. 9. ed. São Paulo: Escritura, 2009.
HARPRING, P. Introdução aos vocabulários controlados: terminologia para arte, arquitetura e outras obras culturais. São Paulo: Secretaria de Cultura do Estado, 2016.
MICHAELIS. Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa. São Paulo: Melhoramentos, 2024. Disponível em: https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/humanidade/. Acesso em: 16 mar. 2024.
HURLBURT, A. Layout: o design da página impressa. São Paulo: Nobel, 1986.
ITRIZVER, I. Type rules: the designer’s guide to professional typography. 2. ed. New Jersey: John Wiley & Sons, Inc, 2006.
LUPETTI, M. Planejamento de comunicação. 3. ed. São Paulo: Futura, 2002.
O´BRIEN, H. L; TOMS E. L. Engagement as Process in Human-Computer Interactions. In: AMERICAN SOCIETY FOR INFORMATION SCIENCE AND TECHNOLOGY, 42., 2006, Leesburg, VA. Anais [...]. Leesburg, VA: Asis&t, 2006. p. 1-4. Disponível em: https://asistdl.onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1002/meet.14504201233. Acesso em: 24 abr. 2024.
PAULA, D. Exposições on-line: do cubo branco à janela de ébano por interfaces esteticamente engajadas. Estado da Arte, Uberlândia, v. 2, n. 2, p. 453-463, 2021. DOI 10.14393/EdA-v2-n2-2021-61341. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaestadodaarte/article/view/61341. Acesso em: 23 mar. 2024.
PERUYERA, M. Diagramação e layout. Curitiba: Intesaberes, 2018.
SANT’ANNA, A. Propaganda teoria técnica e prática. 7. ed. São Paulo: Pioneira, 1998.
SOUSA, M. M. F. de. A linguagem do anúncio publicitário. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Douglas de Paula, Mirna Tonus, Tatiana Sampaio Ferraz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao publicarem nesta revista, os autores concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.