Relato de experiência

IV Jornada Científica do Oeste Baiano

Autores

  • Jamilly Ribeiro Lopes Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v23n12024-68153

Palavras-chave:

Covid-19, Transversalidade, Pós-pandemia, CNPq

Resumo

Em atendimento à Chamada CNPq/MCTIC n. 06/2021 - A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta, lançada em meio à pandemia de Covid-19, professores da Universidade Federal do Oeste da Bahia escreveram o projeto intitulado “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovação no enfrentamento da Covid-19: construindo caminhos pós-pandemia”. Várias atividades, tais como oficinas, palestras, exposições de experimentos científicos, debates e mesas redondas foram programadas, no formato remoto, e inseridas em um evento intitulado IV Jornada Científica do Oeste Baiano. O evento teve, em média, 300 participantes, e se apresentou como uma proposta bastante exitosa para o que foi planejado, uma vez que, mesmo em tempos de pandemia, foi possível fazer divulgação científica, socializando conhecimentos acerca de diversos temas, como saúde com informações sobre a Covid-19, bem-estar do homem e da mulher, empoderamento feminino, mostrando que ainda existe muito espaço a ser conquistado pela mulher na ciência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jamilly Ribeiro Lopes, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Sergipe, Sergipe, Brasil; professora na Universidade Federal de Sergipe, Sergipe, Brasil.

Referências

BRASIL. Dia Nacional do Rádio: rádio no Brasil: há mais de 100 anos criando e contando histórias. 25 de setembro de 2021. Disponível em: https://www.gov.br/mcom/pt-br/noticias/2021/setembro/radio-no-brasil-ha-mais-de-100-anos-criando-e-contando-historias. Acesso: 20 nov. 2023.

LEMES, T. B. et al. O instagram como ferramenta de divulgação científica sobre mamíferos. In: SEMANA DE BIOLOGIA DA UFES DE VITÓRIA, 12., Vitória, 2021. Anais [...]. Vitória: UFES, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/sebivix/issue/view/1129. Acesso em: 24 jan. 2024.

MAGALHÃES, R. C. S. Pandemia de covid-19, ensino remoto e a potencialização das desigualdades educacionais. História, Ciências, Saúde, Rio de Janeiro, v. 28, n. 4, p. 1263-1267. 2021. DOI 10.1590/S0104-59702021005000012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/hcsm/a/PsyyZM3qmWPBQcBMm5zjGQh/. Acesso em: 23 jan. 2024.

MCTI. Por que popularizar? 2021b. Disponível em: https://www.gov.br/cnpq/pt-br/assuntos/popularizacao-da-ciencia/por-que-popularizar. Acesso em: 23 jan. 2023.

MCTI. Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. 2021a. Disponível em: https://www.gov.br/cnpq/pt-br/assuntos/popularizacao-da-ciencia/semana-nacional-de-ciencia-e-tecnologia. Acesso em: 23 jan. 2023.

RONDINI, C. A.; PEDRO, K. M.; DUARTE, C. S. Pandemia da covid-19 e o ensino remoto emergencial: mudanças na práxis docente. Interfaces Científicas, Aracaju, v. 10, n. 1, p. 41-57, 2020. DOI 10.17564/2316-3828.2020v10n1p41-57. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9085. Acesso em: 24 jan. 2024.

SILVA JUNIOR, V. N. O que é a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia? 2022. Disponível em: https://semanact.mcti.gov.br/o-que-e-a-semana-nacional-de-ciencia-e-tecnologia/. Acesso em: 23 jan. 2023.

UFOB. Ações de biossegurança relacionadas à pandemia de covid-19. Universidade Federal do Oeste da Bahia, 2021. Disponível em: https://ufob.edu.br/a-ufob/transparencia-e-prestacao-de-contas/2020/acoes-de bioseguranca. Acesso em: 24 jan. 2023.

Publicado

07-06-2024

Como Citar

LOPES, J. R. Relato de experiência: IV Jornada Científica do Oeste Baiano. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 23, n. 1, p. 127–135, 2024. DOI: 10.14393/REE-v23n12024-68153. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/68153. Acesso em: 26 nov. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência