Educomunicação como intervenção em saúde para idosos

um relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v0n00-59379

Palavras-chave:

Covid-19, Idoso, Isolamento social, Educação em saúde, Tecnologia da Informação e Comunicação

Resumo

O trabalho objetiva relatar a experiência quanto ao uso de tecnologias da informação na divulgação de conteúdos de educação em saúde para idosos em isolamento social durante a pandemia por Covid-19. Trata-se de um relato de experiência a partir de ações atreladas a um projeto de extensão, realizado no período de julho de 2020 a fevereiro de 2021, com idosos pertencentes a uma área geográfica adstrita de uma unidade básica de saúde localizada em uma cidade do interior de Minas Gerais. As ações extensionistas pautaram-se na elaboração, edição e envio de vídeos de educação em saúde a um grupo de mídia social preexistente com os participantes do projeto. No total foram elaborados 12 vídeos com temáticas direcionadas ao enfrentamento da Covid-19, nutrição e alimentação, problemas de saúde e envelhecimento. O uso dos recursos audiovisuais possibilitou o diálogo, a interação e a divulgação de conteúdos digitais pautados na promoção da saúde de idosos em isolamento social, bem como a continuidade de atividades extensionistas que antes eram presenciais e foram readaptadas devido à pandemia por Covid-19.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Marta da Silva, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Graduada em Nutrição pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Minas Gerais, Brasil.

Estefânia Maria Soares Pereira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil; professora associada do Departamento de Nutrição da Universidade Federal de Triângulo Mineiro, Minas Gerais, Brasil.

Referências

AGÊNCIA BRASILEIRA DE DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL (ABDI). Sistemas Aplicados à Saúde Humana. Brasília: ABDI, 2010. (Cadernos Temáticos TICs – ABDI; 3). Disponível em: https://livroaberto.ibict.br/bitstream/1/536/1/Caderno%20Tem%C3%A1tico%20TIC%20-%203%20%28Vers%C3%A3o%20Final%29-%20Sistemas%20Aplicados%20a%20Seguran%C3%A7a%20Publica.pdf. Acesso em: 24 jun. 2021.

ARAÚJO, W. J. S. et al. Educational intervention on hiv/aids with elderly individuals: a quasi-experimental study. Texto & Contexto-Enfermagem, Santa Catarina, v. 29, 2020. Doi: 10.1590/1980-265X-TCE-2018-0471. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tce/a/8kZW3q7zdBN54NzZ5gtVnhk/abstract/?lang=en. Acesso em: 7 jan. 2021.

ASSIS, M. Promoção da saúde e envelhecimento: avaliação de uma experiência no ambulatório do núcleo de atenção ao idoso da UnATi/UERJ. 2004. 235 f. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública, Rio de Janeiro, RJ, 2004. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/4330/2/181.pdf. Acesso em: 12 jan. 2021.

BRASIL. Ministério da Saúde. Glossário temático: gestão do trabalho e da educação na saúde. 2. ed. Brasília: MS, 2012. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/glossario_tematico_gestao_trabalho_educacao_saude_2ed.pdf. Acesso em: 16 jan. 2021.

BRASIL. Ministério da Saúde. Estatuto do idoso. 3. ed. Brasília: MS, 2013. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/estatuto_idoso_3edicao.pdf Acesso em: 16 jan. 2021.

BRASIL. Portaria nº 454, de 20 de março de 2020. Declara, em todo o território nacional, o estado de transmissão comunitária do coronavírus (Covid-19). Diário Oficial da União, Seção 1- Extra, Brasília, DF, p. 1, 20 mar. 2020a. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-454-de-20-de-marco-de-2020-249091587. Acesso em: 12 jan. 2021.

BRASIL. Ministério da Saúde. Protocolo de manejo clínico do coronavírus (Covid-19) na Atenção Primária à Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2020b. Disponível em: https://docs.bvsalud.org/biblioref/2020/05/1095920/20200504-protocolomanejo-ver09.pdf. Acesso em: 12 jan. 2021.

BRESSAN, E. C; OLIVEIRA, R. C. Práticas em higiene e manipulação de alimentos no ambiente doméstico de moradores de uma comunidade de Joinville/SC. Redes-Revista Interdisciplinar do IELUSC, Joinville, n. 2, p. 193-203, jan. 2020. Disponível em: http://revistaredes.ielusc.br/index.php/revistaredes/article/view/38. Acesso em: 5 jan. 2021.

CARVALHO, K. M. et al. Intervenções educativas para promoção da saúde do idoso: revisão integrativa. Acta Paulista de Enfermagem, São Paulo, v. 31, n. 4, p. 446-454, jul. 2018. Doi: 10.1590/1982-0194201800062. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tce/a/8kZW3q7zdBN54NzZ5gtVnhk/abstract/?lang=en. Acesso em: 13 jan. 2021.

COSTA, S. R. S; DUQUEVIZ, B. C; PEDROZA, R. L. S. Tecnologias digitais como instrumentos mediadores da aprendizagem dos nativos digitais. Psicologia Escolar e Educacional, Campinas, v. 19, p. 603-610, dez. 2015. Doi: 10.1590/2175-3539/2015/0193912. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/NwwLwRTRTdBDmXWW4Nq7ByS/?lang=pt. Acesso em: 24 jun. 2021.

CERVERA, D. P. P; PARREIRA, B. D. M; GOULART, B. F. Educação em saúde: percepção dos enfermeiros da atenção básica em Uberaba (MG). Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 16, n. supl. 1, p. 1.547-1.554, dez. 2011. Doi: 10.1590/S1413-81232011000700090. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/RdyTCQt4Nn9DtKVYgk6B98L/?lang=pt. Acesso: 7 jan. 2021.

FALKENBERG, M. B. et al. Educação em saúde e educação na saúde: conceitos e implicações para a saúde coletiva. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 19, n. 3, p. 847-852, mar. 2014. Doi: 10.1590/1413-81232014193.01572013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/kCNFQy5zkw4k6ZT9C3VntDm/?lang=pt. Acesso: 7 jan. 2021.

FREITAS, E. V. Tratado de geriatria e gerontologia. 4. ed. Rio de Janeiro (RJ): Guanabara Koogan, 2017.

MACHADO, M. F. A. S. et al. Integralidade, formação de saúde, educação em saúde e as propostas do SUS: uma revisão conceitual. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 12, n. 2, p. 335-342, ago. 2007. Doi: 10.1590/S1413-81232007000200009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/DtJwSdGWKC5347L4RxMjFqg/?lang=pt. Acesso: 7 jan. 2021.

MALLMANN, D. G. et al. Educação em saúde como principal alternativa para promover a saúde do idoso. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 20, n. 6, p. 1763-1772, jun. 2015. Doi: 10.1590/1413-81232015206.02382014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/MQYsHjXzsJfwNgwfKrGVcfp/abstract/?lang=pt. Acesso: 7 jan. 2021.

MODENA, C. M; SCHALL, V. T. As novas tecnologias de informação, educação e comunicação em saúde. In: MANDARINO, A. C. S.; GOMBERG, E. (org.). Leituras de novas tecnologias e saúde. Salvador: EDUFBA, 2009. p.169 -185.

MOURA, C. R. et al. A melhora da qualidade de vida e os benefícios da atividade física em idosos: uma revisão sistemática. Brazilian Journal of Health Review, Curitiba, v. 3, n. 4, p. 10.381-10.393, jul./ago. 2020. Doi: 10.34119/bjhrv3n4-258. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/article/view/14993/12382. Acesso: 7 jan. 2021.

MUELLER, V.; RABELLO, E. T. O papel das Residências em Saúde na qualificação e expansão da Atenção Primária: saberes e impressões na perspectiva do usuário. 2018. 100 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. Disponível em: https://www.bdtd.uerj.br:8443/handle/1/4454. Acesso em: 12 jan. 2021.

MENDES, J. R. et al. Ações educativas em alimentação e nutrição através de tecnologias digitais para um grupo de idosos durante a pandemia de Covid-19. Raízes e Rumos, Rio de Janeiro, v. 8, n. 1, p. 223-233, jan./jun. 2020. Disponível em: http://seer.unirio.br/raizeserumos/article/view/10396. Acesso: 7 jan. 2021.

PATROCINIO, W. P.; PEREIRA. B. P. C. Efeitos da educação em saúde sobre atitudes de idosos e sua contribuição para a educação gerontológica. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 11, n. 2, p. 375-394, maio/ago. 2013. Doi: 10.1590/S1981-77462013000200007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tes/a/rKF9t3hYRSzqFgMtj9yvVnm/?lang=pt Acesso: 7 jan. 2021.

PEREIRA, M. D. et al. A pandemia de COVID-19, o isolamento social, consequências na saúde mental e estratégias de enfrentamento: uma revisão integrativa. Res., Soc. Dev., Vargem Grande Paulista, v. 9, n. 7, p. e652974548-e652974548, maio 2020. Doi: 10.33448/rsd-v9i7.4548. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4548. Acesso: 7 jan. 2021.

PRICE, M.; SINGER, A.; KIM, J. Adopting electronic medical records: Are they just electronic paper records? Canadian Family Physician, Willowdale, v. 59, n. 7, p. 322-329, 2013. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/23851560/. Acesso: 7 jan. 2021.

SANTANA, N. M. et al. The burden of stroke in Brazil in 2016: an analysis of the Global Burden of Disease study findings. BMC research notes, London, v. 11, n. 1, p. 1-5, out. 2018. Doi: 10.1186/s13104-018-3842-3. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6192154/. Acesso: 7 jan. 2021.

SOUZA, A. M. As Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) na educação para todos. Educação em Foco, Juiz de Fora, p. 349-366, fev. 2015. Doi: 10.22195/2447-52462015019688. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/19688. Acesso em: 24 jun. 2021.

WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). Follow-up to the political declaration of the high-level meeting of the General Assembly on the Prevention and Control of Non-communicable Diseases. Geneva: WHO, 2013. Disponível em: https://apps.who.int/iris/handle/10665/150161. Acesso em: 16 jan. 2021.

Downloads

Publicado

29-10-2021

Como Citar

SILVA, D. M. da .; PEREIRA, E. M. S. . Educomunicação como intervenção em saúde para idosos: um relato de experiência. Revista Em Extensão, Uberlândia, p. 68–82, 2021. DOI: 10.14393/REE-v0n00-59379. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/59379. Acesso em: 11 nov. 2024.