Cursinhos comunitários e o direito à educação

a história do cursinho pré-vestibular Colmeia

Autores

  • Josely Rimoli Universidade Estadual de Campinas http://orcid.org/0000-0002-3854-4551
  • Ana Carolina Spatti Universidade Estadual de Campinas
  • Matheus Leite de Campos Universidade Estadual de Campinas
  • Flavia Traldi de Lima Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v18n22019-50253

Palavras-chave:

Educação Superior, Cursinho Pré-Vestibular, Cidadania, Democracia

Resumo

O presente artigo propõe-se a refletir sobre a gênese dos cursinhos populares no Brasil, a contextualização dos indicadores sobre educação no município de Limeira e a história da criação do “Cursinho Pré-Vestibular Colmeia – jovens construindo seus projetos de futuro. Para isso, realizou-se um trabalho de revisão bibliográfica tomando como referencial a legislação brasileira e temas com ênfase ao direito à educação. Acrescem-se relatos de experiência acerca da atuação do Colmeia, cuja iniciativa se soma aos movimentos sociais de reinvindicação por justiça social, democracia e acesso ao Ensino Superior. Ressalta-se que a composição do presente artigo é bastante singular, uma vez que se dá a partir de um trabalho conjunto que envolve professores e ex-professores do Cursinho (que são graduandos ou pós-graduandos) e coordenadores do projeto (professores doutores da Universidade Estadual de Campinas). O Colmeia, ao trazer estudantes e professores a um lugar de fala comum, favorece o exercício do compartilhamento de diferentes saberes. Nessa proposta, o aprendizado não se torna objetivo apenas, mas processo de conhecimento e reconhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josely Rimoli, Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, Brasil; professora da Universidade Estadual de Campinas, campus Limeira, São Paulo, Brasil; coordenadora executiva do programa de extensão “Colmeia – jovens construindo seus projetos de futuro”.

Ana Carolina Spatti, Universidade Estadual de Campinas

Doutoranda em Política Científica e Tecnológica na Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, Brasil; membro dos Grupos de Pesquisa Laboratório de Estudos do Setor Público (LESO); Laboratório de Estudos sobre Organização da Pesquisa e da Inovação (GEOPI) e Grupo de Estudos Interdisciplinares em Ciência e Tecnologia (GEICT); professora no cursinho pré-vestibular Colmeia.

Matheus Leite de Campos, Universidade Estadual de Campinas

Doutor em Administração pela Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, Brasil; professor no Centro Universitário Herminio Ometto, São Paulo, Brasil.

Flavia Traldi de Lima, Universidade Estadual de Campinas

Doutoranda em Educação na Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, Brasil; professora da Faculdade Anhanguera de Rio Claro, São Paulo, Brasil.

Referências

ATLAS BRASIL. Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil: Limeira-SP. 2010. Disponível em: http://atlasbrasil.org.br/2013/pt/perfil_m/limeira_sp. Acesso em 31 jul. 2018.

BACCHETTO, J. G. Cursinhos pré-vestibulares alternativos no município de São Paulo (1991-2000): a luta pela igualdade no acesso ao ensino superior. 2003. 170 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Sinopse Estatística da Educação Superior 2000: o instituto. 2001. Disponível em: http://inep.gov.br/sinopses-estatisticas-da-educacao-superior. Acesso em: 10 jul. 2019.

BRASIL. Emenda Constitucional nº 95, de 15 de dezembro de 2016. Altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o Novo Regime Fiscal, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 15 dez. 2016.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Superior 2018: notas estatísticas. 2019. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2019/censo_da_educacao_superior_2018-notas_estatisticas.pdf. Acesso em: 15 jul. 2019.

CAREGNATO, C. E; OLIVEN, A. C. Educação superior e políticas de ação afirmativa no Rio Grande do Sul: desigualdades e equidade. Educar em Revista, Curitiba, n. 64, p. 171-187, 2017. Doi: 10.1509/0104-4060.47764.

CASTRO, C. A. Cursinhos alternativos e populares: movimentos territoriais de luta pelo acesso ao ensino público superior no Brasil. 2005. 110 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista. 2005.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Cidades e Estados. Rio de Janeiro: IBGE, 2019.

MITRULIS, E.; PENIN, S. T. de S. Pré-vestibulares alternativos: da igualdade à equidade. Cadernos de Pesquisa, v. 36, n. 128, p. 269-298, 2006. Doi: 10.1590/S0100-15742006000200002.

NEVES, C. E. B. Ensino Superior no Brasil: expansão, diversificação e inclusão. In: ASSOCIAÇÃO DE ESTUDOS LATINO AMERICANOS, 2012, São Francisco, Califórnia. 2012. Anais [...] São Francisco, 2012. Disponível em: http://flacso.redelivre.org.br/files/2013/03/1114.pdf. Acesso: 15 jul. 2019.

PEREIRA, T. I.; RAIZER, L.; MEIRELLES, M. A luta pela democratização do acesso ao ensino superior: o caso dos cursinhos populares. Revista Espaço Pedagógico, Passo Fundo, v. 17, n. 1, jan.-jun. 2010.

RIMOLI, J. Direito à delicadeza: crianças e adolescentes livres da exploração sexual. 2005. 212 f. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) – Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas, 2005.

SANTOS, A. B.; GOMES, G. C.; FERREIRA, S. A. M. Ações Formativas Integradas (AFIN): resultados e desafios do curso preparatório para ingresso no ensino superior na Universidade Federal de Uberlândia. Rev. Ed. Popular, Uberlândia, v. 16, n. 3, p. 122-138, set./dez. 2017. Doi: 10.14393/REP-v16n32017-art08.

ZAGO, N. Cursos pré-vestibulares populares: limites e perspectivas. Revista Perspectiva, Florianópolis, v. 26, n. 1, 149-174, jan.-jun 2008. Doi: 10.5007/2175-795x.2008v26n1p149.

Downloads

Publicado

22-01-2020

Como Citar

RIMOLI, J.; SPATTI, A. C. .; CAMPOS, M. L. de; LIMA, F. T. de. Cursinhos comunitários e o direito à educação: a história do cursinho pré-vestibular Colmeia. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 18, n. 2, p. 56–75, 2020. DOI: 10.14393/REE-v18n22019-50253. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/50253. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais