No princípio era poeira: cruzamentos da extensão e da pesquisa cênica em A Vida de Galileu, de Bertold Brecht

Autores

  • Luiz Humberto Martins Arantes Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v17n22018-rel12

Palavras-chave:

Extensão universitária, Teatro, Artes

Resumo

Este texto resulta de um processo de extensão/pesquisa, desenvolvido no curso de Teatro da na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), e que, a partir dos estudos dos possíveis entrelaçamentos entre arte e ciência, propusemos investigações cênicas e apresentações teatrais da clássica peça A Vida de Galileu, do alemão Bertold Brecht. O processo/espetáculo agregou atores universitários e artistas egressos da comunidade. Esse encontro propiciou tencionar as fronteiras entre arte e ciência, permitindo compreender que a questão da inovação e da criatividade aproximam ambas. Principalmente, permitiu a convivência cênica dos participantes e a oportunidade de ir ao teatro, seja de jovens universitários seja dos moradores dos locais em que o espetáculo foi apresentado.

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Biografia do Autor

Luiz Humberto Martins Arantes, Universidade Federal de Uberlândia

Pós-doutorando na Universidade Autonoma de Barcelona, Espanha; Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil; pesquisador, diretor e professor associado IV no Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

Referências

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Publicado

17-02-2019

Como Citar

ARANTES, L. H. M. No princípio era poeira: cruzamentos da extensão e da pesquisa cênica em A Vida de Galileu, de Bertold Brecht. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 17, n. 2, p. 254–265, 2019. DOI: 10.14393/REE-v17n22018-rel12. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/41346. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência