Treinamento psicológico desportivo em atletas corredores de revezamento

um relato de experiência

Autores

  • Jaqueline Puquevis de Souza Faculdade Guairacá e Unicentro
  • Maria Cristina Queiroz da Costa Lobo Universidade Portucalense Infante D. Henrique
  • Luciane Waldhauer Siqueira Faculdade Guairacá
  • Meirielen Oliveira Klossinak Faculdade Guairacá

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v17n12018-rel07

Palavras-chave:

Treinamento esportivo, Atletas, Psicologia do esporte

Resumo

O objetivo deste relato é descrever a experiência de estágio no Projeto de Extensão Serviço Educacional para Atletas de Competição no Paraná (SPAC-PR), em Psicologia do Esporte. São delineados, no decorrer deste estudo, intervenções, instrumentos e técnicas empregadas em um treinamento de habilidades mentais com uma equipe de corredores de revezamento. A metodologia utilizada foi o relato de experiência descrito pelas atividades de uma pesquisa-ação. Pode-se perceber por meio de relatos de atletas e técnicos envolvidos no processo, bem como resultados obtidos na competição, que as intervenções foram efetivas, não apenas pelos pódios, mas pela aquisição de habilidades mentais necessárias ao esporte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaqueline Puquevis de Souza, Faculdade Guairacá e Unicentro

Mestre em Educação, Professora Titular do Colegiado de Psicologia da Faculdade Guairacá

Maria Cristina Queiroz da Costa Lobo, Universidade Portucalense Infante D. Henrique

Mestre e Doutora em Psicologia, professora nos domínios da educação e da psicologia, na Universidade Portucalense Infante D. Henrique, no Porto, em Portugal, diretora do Departamento de Psicologia e Educação.

Luciane Waldhauer Siqueira, Faculdade Guairacá

Graduanda em Psicologia pela Faculdade Guairacá

Meirielen Oliveira Klossinak, Faculdade Guairacá

Graduanda em Psicologia pela Faculdade Guairacá

Referências

AZEVEDO D. C; SAMULSKI, D. M. Análise de técnicas psicológicas de controle da dor: um estudo comparativo entre atletas e não atletas. Rev. Bras. Med. Esporte, São Paulo, v. 9, n. 4, p. 204-213, jul.-ago. 2003.

BARA FILHO, M. G.; MIRANDA, R. Aspectos psicológicos do esporte competitivo. Treinamento Desportivo, Curitiba, v. 3, n. 3, p. 62-72, 1998.

BECKER JUNIOR, B.; SAMULSKI, D. M. Manual do treinamento psicológico para o esporte. Novo Hamburgo: Editora da Feevale, 1999.

CRUZ, J. F. A. Manual de psicologia do desporto. Minho/Portugal: Universidade do Minho, 1996.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. 175 p.

MEDEIROS, C. Lesão e dor no atleta de alto rendimento: o desafio do trabalho da psicologia do esporte. Revista Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde, São Paulo, v. 25, n. 2, 2016.

MONTEIRO, Z. J.; SCALON, R. M. Treinamento psicológico e técnicas para a melhora da motivação de atletas. Revista Digital, Buenos Aires, ano 12, n. 118, mar. 2008.

ROMAN, S.; SAVOIA, M. G. Pensamentos automáticos e ansiedade num grupo de jogadores de futebol de campo. Revista Psicol. Teor. Prat., São Paulo, v. 5, n. 2, dez. 2003.

SAMULSKI, M. D. Psicologia do esporte. Barueri: Editora Manole, 2002. 512 p.

SANTOS, C. M. G. Motivação e esporte: uma intervenção das metas de realização em jovens atletas. 2007. 201 f. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) – Universidade de Brasília, Brasília/DF, 2007.

VOZNIAK, O. S. Sistema de competições e sistema de treinamento. Treinamento Desportivo, Curitiba, v. 2, n. 1, p. 97-101, 1997.

WEINBERG, R.; GOULD, D. Fundamentos da psicologia do esporte e do exercício. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017.

Downloads

Publicado

2018-08-09

Como Citar

SOUZA, J. P. de .; LOBO, M. C. Q. da C.; SIQUEIRA, L. W. .; KLOSSINAK, M. O. Treinamento psicológico desportivo em atletas corredores de revezamento: um relato de experiência. Revista Em Extensão, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 174–190, 2018. DOI: 10.14393/REE-v17n12018-rel07. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/40826. Acesso em: 17 ago. 2022.

Edição

Seção

Relatos de Experiência