Escolas, bibliotecas escolares e a extensão universitária na UFPA, Campus Metropolitano de Ananindeua, Pará

Autores

  • Élida Moura Figueiredo Universidade Federal do Pará
  • Francy Taissa Nunes Barbosa Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE_v16n22017_rel02

Palavras-chave:

Extensão universitária, Capacitação de professores, Ensino fundamental, Leitura e escrita

Resumo

Este texto foi construído a partir da experiência do projeto de extensão desenvolvido pela Biblioteca Universitária Benedicto Monteiro, da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Ananindeua, em 2016, em escolas da rede pública vinculadas à Secretaria Municipal de Educação de Ananindeua (SEMED). O projeto intitulado “Escolas e Bibliotecas Escolares do Município de Ananindeua” foi realizado durante todo o ano de 2016 e desenvolveu ações de capacitação para professores da rede pública do município por meio de oficinas – organizadas a partir de metodologias e materiais de baixo custo – de incentivo à leitura na educação infantil e no ensino fundamental. O projeto está vinculado ao Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX2016/UFPA) e, na sua primeira versão, capacitou 150 professores em quatro oficinas realizadas no segundo semestre de 2016. A partir desse trabalho, seis escolas iniciaram um processo de dinamização das suas salas de leitura e de pequenos acervos reunidos com auxílio de doações de professores, pais de alunos e parceiros do projeto, com divulgação das atividades que são desenvolvidas a partir dos temas e metodologias apresentadas nas oficinas realizadas pelo projeto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Élida Moura Figueiredo, Universidade Federal do Pará

Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Pará, Brasil; bibliotecária na mesma instituição, Campus de Ananindeua, Brasil.

Francy Taissa Nunes Barbosa, Universidade Federal do Pará

Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Pará, Brasil; coordenadora pedagógica na Universidade Federal do Pará, Campus Ananindeua, Brasil.

Referências

AGÊNCIA BRASIL. Brasil precisa construir 64 mil bibliotecas escolares até 2020 para cumprir meta. 2015. Disponível em: http:// agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2015-05/brasil-precisa-construir-64-mil-bibliotecas-escolares-ate-2020-para-cumprir. Acesso em: 2 fev. 2017.

ALVAREZ, L. Um lugar sem sentido. Revista Educação, São Paulo, fev. 2014. Disponível em: http://revistaeducacao.uol.com. br/textos/203/um-lugar-sem-sentido-308062-1.asp. Acesso em: 6 jan. 2017.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 1996.

BRASIL. Lei nº 12.244, de 24 de maio de 2010. Dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do país.

BRASIL. Lei nº 10.172, de 9 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2001/lei-10172-9-janeiro-2001-359024-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 15 maio 2017.

CARDOSO, G. A.; GUIMARÃES, J. Biblioteca viva. Disponível em: http://ccpa.com.br/ler.aspx?t=Projeto%20 Biblioteca%20Viva&p=Biblioteca_BibliotecaViva.html&i=imagens/ bkInternaTitulo_Biblioteca.png. Acesso em: 5 jan. 2017.

CARVALHO, J. S. F. As palavras e as coisas. Revista Educação, São Paulo, out. 2016. Disponível em: http://www.revistaeducacao.com. br/as-palavras-e-as-coisas/. Acesso em: 19 fev. 2017.

FALCÃO, E. F. Vivência em comunidades: outra forma de ensino. João Pessoa: UFPB, 2014. 214 p.

FIGUEIREDO, E. M. Escolas e bibliotecas escolares no município de Ananindeua: realidade e perspectivas - conhecer para dinamizar. Projeto de Extensão. Ananindeua: UFPA/Campus de Ananindeua, 2016.

FORPROEX – Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições de Educação Superior Públicas Brasileiras. Política Nacional de Extensão Universitária. 2012. Disponível em: http://proex.ufsc. br/files/2016/04/Pol%C3%ADtica-Nacional-de-Extens%C3%A3o- Universit%C3%A1ria-e-book.pdf. Acesso em: 20 maio 2017.

FREIRE, P. Extensão ou comunicação. 13. ed. São Paulo: Paz e Terra. 2006. 128 p.

LEHFELD, N. A. S.; BARROS, A. J. P. B. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas. Petrópolis: Vozes, 1991. 104 p.

NOGUEIRA, M. D. P. (Org). Extensão Universitária: diretrizes conceituais e políticas – Documentos básicos do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras 1987 – 2000. Belo Horizonte: PROEX/UFMG, 2000. p. 11-18. Disponível em: http://www.renex.org.br/documentos/Encontro- Nacional/1987-I-Encontro-Nacional-do-FORPROEX.pdf. 30 fev. 2017.

NOGUEIRA, M. D. P. Políticas de extensão universitária brasileira. Belo Horizonte: UFMG, 2005. p.178

PREFEITURA Municipal de Ananindeua. Secretaria Municipal de Educação. Censo Escolar 2016. Ananindeua: SEMED, 2016. (Inédito)

UFPA. Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2016-2025). Belém, 2017. Disponível em: https://www.portal.ufpa.br/docs/ PDI_2016-2025.pdf. Acesso em: 1º maio 2017.

Downloads

Publicado

2018-02-28

Como Citar

FIGUEIREDO, Élida M.; BARBOSA, F. T. N. . Escolas, bibliotecas escolares e a extensão universitária na UFPA, Campus Metropolitano de Ananindeua, Pará. Revista Em Extensão, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 155–178, 2018. DOI: 10.14393/REE_v16n22017_rel02. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/38901. Acesso em: 17 ago. 2022.

Edição

Seção

Relatos de Experiência