Desafios e possibilidades: duas experiências de extensão na Universidade Estadual de Goiás

Autores

  • Aruanã Antonio dos Passos Universidade Estadual de Goiás - Campus Goiás
  • Wilson de Sousa Gomes Universidade Estadual de Goiás - Campus Itapuranga.

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v15n12016_rel01

Palavras-chave:

Capoeira. Educação. Centros de Documentação.

Resumo

O relato apresenta e discute duas experiências distintas de extensão realizadas na Universidade Estadual de Goiás (UEG), Unidade Universitária de Jussara, no período de 2010-2013. Procura-se, nele, discutir as relações entre a formulação teórico-metodológica das atividades de extensão em suas especificidades e as questões relativas à legislação vigente e às normas institucionais que regem essas atividades, impondo padrões de organização e gerenciamento de recursos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aruanã Antonio dos Passos, Universidade Estadual de Goiás - Campus Goiás

Bacharel, licenciado e mestre em História pela UFPR. Doutorando em História pela UFG.

Wilson de Sousa Gomes, Universidade Estadual de Goiás - Campus Itapuranga.

Licenciado em História pela UEG. Mestre em História pela PUC-GO.

Referências

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.

_____. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática

_____. Roda de Capoeira deverá receber da Unesco o título de patrimônio cultural da humanidade. 2014. Disponível em: <http://www.cultura.gov.br/noticias-destaques/-/asset_publisher/ OiKX3xlR9iTn/content/roda-de-capoeira-devera-receber-da-unesco-o-titulo-de-patrimonio-cultural-da-humanidade/10883>. Acesso em: 20 ago. 2015.

BRITO, E. P. de (Mestre Suíno). Grandes Mestres. Revista Praticando Capoeira. São Paulo: D+T, Ano III, n. 32, 2008, p. 14-17.

CARVALHO, M. Quem é negro, quem é branco: desempenho escolar e classificação racial de alunos. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 28, p. 77-96, 2008.

CERTEAU, M. de. A cultura no plural. Campinas: Papirus, 1995.

CORR

DAMATTA, R. O que faz o Brasil, Brasil? Rio de Janeiro: Rocco, 1986.

GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

GORENDER, J. O escravismo colonial. 5. ed. São Paulo: Ática, 1988.

HALBWACHS, M. A memória coletiva. São Paulo: Vértice, 1990.

RASSI, S. T. O Brasil também é negro. Goiânia: UCG, 2004.

ROMANELLI, O. de O. Historia da educação no Brasil: (1930/1973). Petrópolis

R

_____. Reconstrução do passado. Brasília: Editora da UnB, 2007.

SCHWARCZ, L. K. M. Raça como negociação: sobre teorias raciais em finais do século XIX no Brasil. In: FONSECA, M. N. S. (Org.). Brasil afro-brasileiro. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

Downloads

Publicado

25-07-2016

Como Citar

DOS PASSOS, A. A.; DE SOUSA GOMES, W. Desafios e possibilidades: duas experiências de extensão na Universidade Estadual de Goiás. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 15, n. 1, p. 58–71, 2016. DOI: 10.14393/REE-v15n12016_rel01. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/31992. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência