Desafios e possibilidades: duas experiências de extensão na Universidade Estadual de Goiás
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v15n12016_rel01Palavras-chave:
Capoeira. Educação. Centros de Documentação.Resumo
O relato apresenta e discute duas experiências distintas de extensão realizadas na Universidade Estadual de Goiás (UEG), Unidade Universitária de Jussara, no período de 2010-2013. Procura-se, nele, discutir as relações entre a formulação teórico-metodológica das atividades de extensão em suas especificidades e as questões relativas à legislação vigente e às normas institucionais que regem essas atividades, impondo padrões de organização e gerenciamento de recursos.
Downloads
Referências
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.
_____. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática
_____. Roda de Capoeira deverá receber da Unesco o título de patrimônio cultural da humanidade. 2014. Disponível em: <http://www.cultura.gov.br/noticias-destaques/-/asset_publisher/ OiKX3xlR9iTn/content/roda-de-capoeira-devera-receber-da-unesco-o-titulo-de-patrimonio-cultural-da-humanidade/10883>. Acesso em: 20 ago. 2015.
BRITO, E. P. de (Mestre Suíno). Grandes Mestres. Revista Praticando Capoeira. São Paulo: D+T, Ano III, n. 32, 2008, p. 14-17.
CARVALHO, M. Quem é negro, quem é branco: desempenho escolar e classificação racial de alunos. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 28, p. 77-96, 2008.
CERTEAU, M. de. A cultura no plural. Campinas: Papirus, 1995.
CORR
DAMATTA, R. O que faz o Brasil, Brasil? Rio de Janeiro: Rocco, 1986.
GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
GORENDER, J. O escravismo colonial. 5. ed. São Paulo: Ática, 1988.
HALBWACHS, M. A memória coletiva. São Paulo: Vértice, 1990.
RASSI, S. T. O Brasil também é negro. Goiânia: UCG, 2004.
ROMANELLI, O. de O. Historia da educação no Brasil: (1930/1973). Petrópolis
R
_____. Reconstrução do passado. Brasília: Editora da UnB, 2007.
SCHWARCZ, L. K. M. Raça como negociação: sobre teorias raciais em finais do século XIX no Brasil. In: FONSECA, M. N. S. (Org.). Brasil afro-brasileiro. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicarem nesta revista, os autores concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.