"Cinema na escola": a experiência da inter-relação universidade e educação básica em Ituiutaba, Minas Gerais, Brasil, no período 2012- 2014

Autores

  • Ana Rúbia Muniz dos Santos Pereira Universidade Federal de Uberlândia
  • Minéia Cristina Franco Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v14n22015_rel02

Palavras-chave:

Cinema, Cultura, Educação.

Resumo

O presente texto relata a experiência obtida na idealização e execução do
projeto de extensão universitária "Cinema na escola", desenvolvido na
Faculdade de Ciências Integradas do Pontal (FACIP) da Universidade
Federal de Uberlândia (UFU). O projeto propôs a exibição de filmes
para crianças e adolescentes das escolas públicas de Ituiutaba, Minas
Gerais, e comunidade acadêmica, promovendo o contato entre
diversas expressões artísticas e culturais e contribuindo com sua
formação cultural. O objetivo foi trazer crianças à universidade para
assistirem a projeções de filmes em estrutura de cinema, configurando
uma ferramenta de aprendizagem por meio de atividade recreativa
estimulante e lúdica. A FACIP dispõe de estrutura física adequada
e tem proporcionado à comunidade escolar e acadêmica uma
experiência valiosa no campo da educação e cultura, apresentando
aos jovens da comunidade a arte e a cultura do cinema como forma
de educação e lazer. Nos três anos de execução das atividades ligadas
ao projeto percebeu-se significativa receptividade das escolas, uma
vez que o cinema constitui-se como ferramenta pedagógica relevante
para esses alunos, que passam a interagir em dinâmica extraclasse,
com o acesso ao cinema e ao ambiente universitário, sendo possível
complementar a educação em um ambiente não formal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Rúbia Muniz dos Santos Pereira, Universidade Federal de Uberlândia

Assistente em Administração na Universidade Federal de Uberlândia, Bacharel em Administração e Especialista em Gestão Pública.

Minéia Cristina Franco, Universidade Federal de Uberlândia

Graduada Bacharel em Ciências Contábeis Pela Faculdade do Triangulo Mineiro, Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade Católica de Uberlândia. Assistente em Administração na Universidade Federal de Uberlândia

Referências

BRAGA, J. L.; CALAZANS, R. Comunicação e educação: questões delicadas na interface. São Paulo: Hacker, 2001.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. 1998. Disponível em: . Acesso em: 31 ago. 2012.

IBGE

LOWMAN, J. Dominando as técnicas de ensino. São Paulo: Atlas, 2004.

NAPOLITANO, M. Como usar o cinema na sala de aula. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2008.

NASCIMENTO, J. C. Cinema e ensino de história: realidade escolar, propostas e práticas na sala de aula. Fênix Revista de História e Estudos Culturais, Uberlândia, Ano V, 2. ed., 2008. Disponível em: . Acesso em: 12 maio 2015.

SÁ, J. B.; MORAES, H. J. P. Mídia e educação: reflexões, relatos e atuações. Revista Querubim, Rio de Janeiro, v. 21, n. 2, p. 1-13, 2013. Disponível em:<http://www.uff.br/feuffrevistaquerubim/ images/arquivos/artigos/mdia_e_educao_jussara_bittencourt_de_s__ revista_querubim.pdf>. Acesso: em 12 maio 2015.

SILVA, R. P. Cinema e educação. São Paulo: Cortez, 2007.

Downloads

Publicado

11-04-2016

Como Citar

MUNIZ DOS SANTOS PEREIRA, A. R.; FRANCO, M. C. "Cinema na escola": a experiência da inter-relação universidade e educação básica em Ituiutaba, Minas Gerais, Brasil, no período 2012- 2014. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 14, n. 2, p. 143–154, 2016. DOI: 10.14393/REE-v14n22015_rel02. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/30384. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência