Feira de ciências: diálogos entre ensino, pesquisa e extensão

Autores

  • José Falcão Sobrinho Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Cleire Lima da Costa Falcão Universidade Estadual Vale do Acaraú

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v14n22015_art04

Palavras-chave:

Educação básica, Ciência, Ensino, Pesquisa, Extensão.

Resumo

O presente texto apresenta os resultados alcançados na realização
do projeto intitulado "Feira de ciências e mostras científicas:
desenvolvimento científico no espaço do campo e do urbano do
município de Sobral-CE", desenvolvido com alunos do 9º ano do
ensino fundamental e do 1º e 2º anos do ensino médio de escolas
públicas do município. No decorrer das atividades, foi possível
associar os saberes dos alunos ao conhecimento em inovação, ciência
e tecnologia e cultura, nas suas diferentes áreas, interagindo com a
realidade local. A metodologia adotada pautou-se na aplicação da
feira de ciências e mostras científicas, disponibilizando materiais para
as escolas e condições para a exposição de suas pesquisas. No total,
foram apresentadas 53 pesquisas, evidenciando um elevado índice de
motivação por parte dos alunos e dos professores orientadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Falcão Sobrinho, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Professor Adjunto do Curso de Geografia da UVA. Prof. do Curso de Mestrado acadêmico em Geografia da Universidade estadual Vale do Acaraú/UVA

Cleire Lima da Costa Falcão, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Coordenadora de Laboratório de Pedologia e Processos Erosivos em Estudos Geográficos da UVA

Referências

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Secretaria de Educação Básica. Programa Nacional de Apoio às Feiras de Ciências da Educação Básica

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação. Portugal: Porto Editora, 1994.

CHASSOT, I. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. Ijuí: Editora Unijuí, 2003.

FALCAO SOBRINHO, J.; COSTA FALCAO, C. L.; ALMEIDA, E. F. Feira de ciências e mostras científicas: uma iniciação à pesquisa científica. Revista Essentia, Sobral, v. 15, n. 2, 2014.

GON

HARTMANN, A. M.; ZIMMERMANN, E. O trabalho interdisciplinar no ensino médio: a reaproximação das

LIMA, M. E. C. Feira de ciências: a produção escolar veiculada e o desejo de conhecer no aluno. In: BRASIL. Ministério da Educação. Iniciação Científica: um salto para a ciência. Brasília: TVEscola, Boletim 11, p. 20

______. Feiras de ciências: o prazer de produzir e comunicar. In: PAV

MANCUSO, R. Feiras de ciências: produção estudantil, avaliação, consequências. Contexto Educativo: Revista digital de Educación y Nuevas Tecnologias, Buenos Aires, n. 6, abr. 2000. Disponível em: <http://contexto-educativo.com.ar/2000/4/nota-7.htm>. Acesso em: 30 set. 2012.

SCHIEL, D. Laboratório de ciências. In: BRASIL. Ministério da Educação. Iniciação Científica: um salto para a ciência. Brasília: TVEscola, Boletim 11, p. 13-19, jun. 2005.

TSAI, C. C. Taiwanese science students and teachers perceptions of laboratory learning environments: exploring epistemological gaps. International Journal of Science Education, Hsinchu, v. 25, n. 7, 2003.

Downloads

Publicado

11-04-2016

Como Citar

FALCÃO SOBRINHO, J.; LIMA DA COSTA FALCÃO, C. Feira de ciências: diálogos entre ensino, pesquisa e extensão. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 14, n. 2, p. 74–103, 2016. DOI: 10.14393/REE-v14n22015_art04. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/30363. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais