Empreendedorismo juvenil rural: estímulo à permanência dos jovens no campo

Autores

  • Ednaldo da Silva Dantas Graduando em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB.
  • Valdemiro Conceição Júnior Professor Dr. Pleno da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB
  • Ivana Paula Ferraz Santos de Brito Mestre em Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB.
  • Alana Iara da Silva Chaves Graduanda em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v13n22014_art03

Palavras-chave:

Agricultura familiar, Extensão universitária, Juventude rural.

Resumo

Estimular o empreendedorismo da juventude rural, visando sua inserção no protagonismo das mudanças que ocorrem nas comunidades, torna-se, a cada dia, mais relevante para o desenvolvimento rural sustentável. O restrito acesso às políticas públicas adequadas tem deixado muitos agricultores/as familiares, em especial os/as jovens, desacreditados/as da viabilidade de suas atividades. Este texto apresenta os resultados do projeto de extensão "Empreendedorismo rural: consolidação da Empresa Júnior de Agronomia da UESB", desenvolvido com jovens da agricultura familiar - estudantes do ensino médio do Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães, do município de Caraíbas-BA. Foram realizadas oficinas de empreendedorismo rural e de plano de negócio agrícola, cursos de avicultura caipira e de horticultura em canteiros econômicos, fundamentados na realidade local. Oitenta e cinco jovens foram beneficiados e receberam kits com o material básico para iniciarem a implantação da avicultura caipira ou o cultivo de hortaliças em canteiros econômicos. A partir do conhecimento adquirido e dos kits que receberam, os jovens iniciaram uma atividade empreendedora própria, esperando-se, portanto, que possam desenvolver maior vínculo com o meio rural e perfazer uma renda que permita sua permanência no campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-02-11

Como Citar

DANTAS, E. da S.; JÚNIOR, V. C.; SANTOS DE BRITO, I. P. F.; DA SILVA CHAVES, A. I. Empreendedorismo juvenil rural: estímulo à permanência dos jovens no campo. Revista Em Extensão, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 37–48, 2015. DOI: 10.14393/REE-v13n22014_art03. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/27596. Acesso em: 23 maio. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais