A importância dos projetos de extensão para a sensibilização ambiental: um estudo de caso na Universidade Federal de Uberlândia.

Autores

  • Eunir Augusto Reis Gonzaga Universidade Federal de Uberlândia Instituto de Ciências Agrárias (ICIAG) Instituto de Geografia (IG)
  • Marina Maria Eliete da Silva Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Instituto de Geografia (IG)
  • Euclides Honório de Araújo Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Faculdade de Engenharia Química (FEQUI)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v13n22014_art05

Palavras-chave:

Sensibilização ambiental, comunidade acadêmica, extensão.

Resumo

A Diretoria de Sustentabilidade Ambiental (DIRSU), unidade administrativa da Prefeitura Universitária (PREFE) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), empenhouse em incentivar ações sociais vinculadas ao meio ambiente, buscando compreender como ações extensionistas podem contribuir para a sensibilização ambiental da comunidade. Analisou-se a viabilidade de executar projetos de extensão para atender às prerrogativas legais, no tocante à capacitação e sensibilização ambiental. A metodologia utilizada foi exploratóriodescritiva, com abordagens qualitativa e quantitativa. Foram realizadas dezesseis ações ao longo do ano de 2013, promovidas pela PREFE em parceria com unidades acadêmicas e administrativas, no intuito de atender à demanda dos diversos segmentos da sociedade no que tange à problemática ambiental. Observou-se, dessa forma, que projetos e ações de educação ambiental que promovam a não geração, a redução, a reutilização e a reciclagem, dentre outros, são ferramentas importantes para a implementação dos instrumentos presentes na Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eunir Augusto Reis Gonzaga, Universidade Federal de Uberlândia Instituto de Ciências Agrárias (ICIAG) Instituto de Geografia (IG)

Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Mestrando em Meio Ambiente e Qualidade Ambiental pelo Instituto de Ciências Agrárias (ICIAG)

Especialização em Administração e Marketing pela Escola Superior Aberta do Brasil (ESAB)

Licenciatura em Geografia pelo Instituto de Geografia (IG)

Marina Maria Eliete da Silva, Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Instituto de Geografia (IG)

Universidade Federal de Uberlândia (UFU)


Graduanda em Gestão em Saúde Ambiental pelo Instituto de Geografia (IG)

Euclides Honório de Araújo, Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Faculdade de Engenharia Química (FEQUI)

Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
Professor Titular da Faculdade de Engenharia Química (FEQUI)

Downloads

Publicado

2015-02-11

Como Citar

GONZAGA, E. A. R.; SILVA, M. M. E. da; ARAÚJO, E. H. de. A importância dos projetos de extensão para a sensibilização ambiental: um estudo de caso na Universidade Federal de Uberlândia. Revista Em Extensão, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 61–70, 2015. DOI: 10.14393/REE-v13n22014_art05. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/27589. Acesso em: 8 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais