Novos caminhos: pensando materiais didáticos de língua portuguesa como segunda língua para alunos surdos
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v13n22014_art02Palavras-chave:
educação bilíngue para surdos, ensino de Língua Portuguesa como segunda língua, produção de materiais didáticos, formação de professoresResumo
O projeto de extensão Recursos e materiais para o ensino de Português para alunos surdos visa ao desenvolvimento de atividades voltadas para a comunidade surda e oferece também um espaço de discussão para os graduandos e professores de Língua Portuguesa, considerando, em uma perspectiva de educação bilíngue, a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS - como a primeira língua do aluno surdo e a Língua Portuguesa como sua segunda língua. O objetivo do projeto é a elaboração materiais didáticos que atendam às necessidades linguísticas dos surdos. Nota-se que a oferta de tais materiais dirigidos à comunidade surda, quando existente, não atende ao desenvolvimento das interfaces de leitura e escrita da Língua Portuguesa, visto que os materiais voltados para esse alunado pressupõem categorias e aspectos distintos daqueles endereçados a alunos ouvintes. Para refletir sobre as especificidades desse alunado, faz-se necessário o contato com pesquisas sobre educação bilíngue para surdos e o desenvolvimento de metodologias visuais a fim de aplicá-las no cotidiano escolar. Assim, pretende-se que o projeto suscite a discussão e a construção de conhecimento sobre novas metodologias e estratégias didáticas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
11-02-2015
Como Citar
TEIXEIRA, V. G.; BAALBAKI, A. C. F. Novos caminhos: pensando materiais didáticos de língua portuguesa como segunda língua para alunos surdos. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 13, n. 2, p. 25–36, 2015. DOI: 10.14393/REE-v13n22014_art02. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/26931. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Ao publicarem nesta revista, os autores concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.