Programa de extensao universitária MackVIDA: promovendo desenvolvimento e saúde

Autores

  • Roseli Fernandes Lins Caldas Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Jan Carlo Morais Oliveira Bertassoni Delorenzi Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Sheila Carla Souza Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Persio Ribeiro Gomes Deus Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v12n22013_art02

Palavras-chave:

Extensão Universitária, Mackvida, Projetos de Extensão

Resumo

Este texto apresenta a implantação, a evolução e a consolidação do programa de extensão MackVIDA, do Decanato de Extensão da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), que, atualmente, contempla tanto comunidade interna quanto externa da Universidade, com a proposta de promover ações de prevenção e valorização da vida, considerando a importância do desenvolvimento integral do ser humano. Assim, o objetivo do presente texto é divulgar as principais ações desenvolvidas pelo MackVIDA na última década e apresentar os doze projetos de extensão universitária que se consolidaram a partir de experiências, observações, registros e coleta de dados que agregaram um caráter empírico satisfatório, efetivando-se a consolidação dos projetos de extensão que funcionam regularmente nesta Instituição. Finaliza-se com a certeza dos benefícios oriundos da extensão universitária para a comunidade de uma forma geral, reiterando-se que a Universidade necessita cumprir seu papel político e social alicerçada no tripé ensino-pesquisa-extensão já proclamado pelas lideranças governamentais ligadas à área da educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roseli Fernandes Lins Caldas, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Graduada em Psicologia pelo Instituto Unificado Paulista em 1979, especialista em Psicologia Escolar, Mestre em Educação, Arte e História da Cultura, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2000) e Doutora em Psicologia Escolar pelo Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano da Universidade de São Paulo (2010). Atua na Universidade Presbiteriana Mackenzie como professora assistente e coordenadora de Programa vinculado à Pró-reitoria de Extensão. Sua experiência está voltada para as áreas de Psicologia escolar e desenvolve estudos e pesquisas nas seguintes áreas: processos de escolarização, políticas públicas em educação e atuação do psicólogo na educação,

Jan Carlo Morais Oliveira Bertassoni Delorenzi, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Ciências (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é professor associado da Universidade Presbiteriana Mackenzie, pesquisador sênior da Hebron Farmacêutica - Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Tecnológica LTDA e membro do Conselho Científico da Savant HWP, InC (EUA). Tem experiência na área de Farmacologia, com ênfase em Farmacologia de Produtos Naturais e protozoologia. Temas de atuação: Alcalóides indólicos, Leismania spp., Tabernaemontana. Atua no Programa Mackvida que desenvolve ações extensionistas voltadas à comunidade interna e externa da Universidade, com o objetivo de promover ações de prevenção e valorização da vida.

Sheila Carla Souza, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Professora Pesquisadora da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), atua no Programa Mackvida que desenvolve ações extensionistas voltadas à comunidade interna e externa da Universidade, com o objetivo de promover ações de prevenção e valorização da vida. Ministra aulas nos cursos de Graduação em Psicologia e Licenciaturas em Pedagogia e Matemática. Possui mestrado em Disturbios do Desenvolvimento (UPM) e é Doutoranda em Neurociências e Comportamento Humano (USP).

Persio Ribeiro Gomes Deus, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Médico Especialista em Psiquiatria, Mestre em Ciências da Religião, atua no Programa Mackvida que desenvolve ações extensionistas voltadas à comunidade interna e externa da Universidade, com o objetivo de promover ações de prevenção e valorização da vida.

Downloads

Publicado

2013-12-19

Como Citar

CALDAS, R. F. L.; DELORENZI, J. C. M. O. B.; SOUZA, S. C.; DEUS, P. R. G. Programa de extensao universitária MackVIDA: promovendo desenvolvimento e saúde. Revista Em Extensão, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 23–36, 2013. DOI: 10.14393/REE-v12n22013_art02. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/21891. Acesso em: 21 maio. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais