A linguagem audiovisual em foco: a experiência do Cineclubinho UFToca

Autores

  • Arinalda Silva Locatelli Universidade Federal do Tocantins
  • Cristiane Oliveira Rosa Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v12n22013_rel06

Palavras-chave:

Educação, Audiovisual, Infância, Formação.

Resumo

O presente artigo busca socializar a experiência vivenciada no projeto de extensão Cineclubinho UFToca. O projeto utiliza a linguagem audiovisual como base, objetivando promover o audiovisual como um agente de desenvolvimento cultural e social para as crianças de Tocantinópolis-TO. Trata-se de um espaço rico em possibilidades para a promoção do estímulo da fantasia e do imaginário infantil, fomentando o trabalho de temas de uma forma lúdica, com vistas a contribuir para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social da criança. Também propicia a realização de estudos, pesquisas e atividades ligadas a disciplinas dos cursos de pedagogia, que visem ampliar as possibilidades de utilização do recurso da linguagem audiovisual na atuação do(a) educador(a). Nos quatro anos de atividades do projeto, percebeu-se uma receptividade satisfatória do público, haja vista proporcionar algo novo para as crianças do município, em virtude de não haver salas de cinema e teatros na cidade. Observou-se, ainda, que o projeto contribuiu para estreitar a participação da comunidade escolar nas ações da Universidade. Assim, por meio da exibição de filmes de qualquer nacionalidade seguida de atividades lúdicas, tem-se procurado incluir as crianças tocantinopolinas no universo da Sétima Arte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arinalda Silva Locatelli, Universidade Federal do Tocantins

Mestre em Educação pela UFMA. Prof. Assistente da UFT, do Curso de Pedagogia - disciplinas de Fundamentos e Estágio na Educação Infantil.

Cristiane Oliveira Rosa, Universidade Federal do Tocantins

Graduanda do Curso de Pedagogia da UFT/Campus de Tocantinópolis

Downloads

Publicado

2013-12-20

Como Citar

LOCATELLI, A. S.; ROSA, C. O. A linguagem audiovisual em foco: a experiência do Cineclubinho UFToca. Revista Em Extensão, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 158–167, 2013. DOI: 10.14393/REE-v12n22013_rel06. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/21290. Acesso em: 25 maio. 2022.

Edição

Seção

Relatos de Experiência