A linguagem audiovisual em foco: a experiência do Cineclubinho UFToca
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v12n22013_rel06Palavras-chave:
Educação, Audiovisual, Infância, Formação.Resumo
O presente artigo busca socializar a experiência vivenciada no projeto de extensão Cineclubinho UFToca. O projeto utiliza a linguagem audiovisual como base, objetivando promover o audiovisual como um agente de desenvolvimento cultural e social para as crianças de Tocantinópolis-TO. Trata-se de um espaço rico em possibilidades para a promoção do estímulo da fantasia e do imaginário infantil, fomentando o trabalho de temas de uma forma lúdica, com vistas a contribuir para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social da criança. Também propicia a realização de estudos, pesquisas e atividades ligadas a disciplinas dos cursos de pedagogia, que visem ampliar as possibilidades de utilização do recurso da linguagem audiovisual na atuação do(a) educador(a). Nos quatro anos de atividades do projeto, percebeu-se uma receptividade satisfatória do público, haja vista proporcionar algo novo para as crianças do município, em virtude de não haver salas de cinema e teatros na cidade. Observou-se, ainda, que o projeto contribuiu para estreitar a participação da comunidade escolar nas ações da Universidade. Assim, por meio da exibição de filmes de qualquer nacionalidade seguida de atividades lúdicas, tem-se procurado incluir as crianças tocantinopolinas no universo da Sétima Arte.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
20-12-2013
Como Citar
LOCATELLI, A. S.; ROSA, C. O. A linguagem audiovisual em foco: a experiência do Cineclubinho UFToca. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 12, n. 2, p. 158–167, 2013. DOI: 10.14393/REE-v12n22013_rel06. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/21290. Acesso em: 5 nov. 2024.
Edição
Seção
Relatos de Experiência
Licença
Ao publicarem nesta revista, os autores concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.