Implantação do programa 5S em uma escola municipal

Autores

  • Elaine Patussi da Silva Universidade Federal de Uberlândia
  • Katarinny Pinto Sena Deles Universidade Federal de Uberlândia
  • Vérica Marconi Freitas de Paula Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v12n22013_rel03

Palavras-chave:

Programa 5S, Gestão da Qualidade, Educação

Resumo

O Programa 5S pretende que as pessoas consigam tornar o seu ambiente mais harmonioso e agradável, por meio da implantação de algumas práticas, contribuindo para o melhor desenvolvimento de suas atividades. Este texto analisa a implantação do Programa 5S em uma escola da rede municipal de ensino de uma cidade do Triângulo Mineiro, realizada por meio de um projeto de extensão proposto por membros da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O projeto foi conduzido por uma equipe de facilitadores que auxiliou na constituição e orientou a Equipe de Qualidade da escola, constituída por professores e funcionários, para a implantação dos três primeiros Sensos. O projeto apresentou um resultado satisfatório quanto ao melhor aproveitamento dos espaços e dos recursos disponibilizados, assim como em relação à participação das pessoas. O grande desafio da comunidade escolar é manter os resultados alcançados e promover novos avanços.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elaine Patussi da Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Graduanda em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Katarinny Pinto Sena Deles, Universidade Federal de Uberlândia

Graduanda em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Vérica Marconi Freitas de Paula, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Engenharia de Produção pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paula (EESC/USP). Docente da Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia (FAGEN/UFU)

Downloads

Publicado

2013-12-20

Como Citar

SILVA, E. P. da; DELES, K. P. S.; PAULA, V. M. F. de. Implantação do programa 5S em uma escola municipal. Revista Em Extensão, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 128–140, 2013. DOI: 10.14393/REE-v12n22013_rel03. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/20985. Acesso em: 29 maio. 2022.

Edição

Seção

Relatos de Experiência