Cuidar por meio da educação: a extensão universitária e a promoção da saúde de adolescentes e jovens

Autores

  • Carla Cardi Nepomuceno Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Ana Carolina de Oliveira Jerônymo Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Betânia Maria Fernandes Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Sandra Carvalho de Freitas Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v12n12013_rel11

Palavras-chave:

Saúde do adolescente. Sexualidade. Enfermagem. Educação em saúde.

Resumo

Este trabalho trata-se de um relato de experiência decorrente do projeto de extensão intitulado "Prevenindo a gravidez não planejada e o contágio de infecções sexualmente transmissíveis/HIV/AIDS com adolescentes e jovens". O projeto é realizado, desde 2010, em uma escola da rede estadual de ensino de um município da Zona da Mata Mineira, por acadêmicos de Enfermagem, e atende estudantes na faixa etária entre 15 e 21 anos, e adota um referencial que envolve a integração de saberes à luz da teoria freiriana, o que possibilita estabelecer uma parceria significativa. Tem como objetivos dialogar e esboçar conhecimentos que discorram sobre como escolher e usar os métodos anticonceptivos e, também, enfatizar a importância do conhecimento das formas de prevenção do contágio de infecções sexualmente transmissíveis e HIV/AIDS. Nesse projeto, foi possível constatar, por meio do relato de seus participantes, o estabelecimento de um maior diálogo com os pais e o uso consciente dos métodos anticoncepcionais, além da percepção de professores do maior desenvolvimento do conhecimento dos adolescentes e jovens sobre a sexualidade. Assim, na educação, é imprescindível a construção de vínculo entre os participantes do processo de ensino-aprendizagem, através de uma metodologia participativa, dinâmica, criativa e de forma contínua para atingir os objetivos pré-estabelecidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Cardi Nepomuceno, Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

Ana Carolina de Oliveira Jerônymo, Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

Betânia Maria Fernandes, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, professora adjunta da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Sandra Carvalho de Freitas, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestranda em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Downloads

Publicado

2013-07-19

Como Citar

NEPOMUCENO, C. C.; JERÔNYMO, A. C. de O.; FERNANDES, B. M.; FREITAS, S. C. de. Cuidar por meio da educação: a extensão universitária e a promoção da saúde de adolescentes e jovens. Revista Em Extensão, Uberlândia, MG, v. 12, n. 1, 2013. DOI: 10.14393/REE-v12n12013_rel11. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/20851. Acesso em: 1 dez. 2022.

Edição

Seção

Relatos de Experiência