Educação em saúde e qualidade de vida para o combate da hipertensão arterial sistêmica em uma unidade comercial de Salvador, BA

Autores

  • Gleide Regina de Sousa Almeida Oliveira Centro Universitário Jorge Amado
  • Luiz Cezar Mota Ramos Centro Universitário Jorge Amado
  • Marcelo Santana de Bastos Melo Centro Universitário Jorge Amado

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v12n12013_rel06

Palavras-chave:

Hipertensão. Enfermagem. Educação em saúde.

Resumo

Este trabalho trata-se de um relato de experiência elaborado a partir do projeto de extensão "Educação em Saúde e Qualidade de Vida Para a Comunidade", que busca transmitir conhecimentos e informações sobre promoção e prevenção à saúde para a comunidade por meio da troca de experiências e prática de ações no âmbito educacional, gerando um elo construtivo entre a universidade e a comunidade. A abordagem do relato de experiência relaciona-se a uma atividade específica realizada em uma unidade comercial de grande porte da comunidade adjacente ao centro universitário vinculado ao projeto de extensão no qual foi trabalhada a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) entre os funcionários. Realizaram-se atividades com materiais didáticos sobre a HAS e aferição da pressão arterial dos funcionários. Avaliados os resultados, 15% apresentou a pressão arterial (PA) elevada (maior ou igual a 140X90 mm Hg), enquanto o restante dos funcionários apresentou níveis pressóricos dentro dos parâmetros desejáveis. Transmitiram-se, deste modo, as devidas orientações de como manter hábitos adequados para o controle ou prevenção da HAS. Assim, é perceptível o quão importante é a construção dessas atividades em parceria com as empresas, visando à melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-07-19

Como Citar

OLIVEIRA, G. R. de S. A.; RAMOS, L. C. M.; MELO, M. S. de B. Educação em saúde e qualidade de vida para o combate da hipertensão arterial sistêmica em uma unidade comercial de Salvador, BA. Revista Em Extensão, [S. l.], v. 12, n. 1, 2013. DOI: 10.14393/REE-v12n12013_rel06. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/20824. Acesso em: 19 maio. 2022.

Edição

Seção

Relatos de Experiência