Educomunicação Ambiental: rádio como veículo de cidadania na escola Marechal Rondon, Vilhena, Roraima

Autores

  • Evelyn Iris Leite Morales Conde Universidade Federal de Rondônia

Palavras-chave:

Extensão, rádio, Vilhena

Resumo

Baseada na aplicação da interface educação e comunicação ambiental na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Marechal Rondon, em Vilhena-RO, este artigo relata atividades que tiveram como suporte metodológico a pesquisa participante aliada à prática educomunicativa radiofônica. Os resultados obtidos remetem à assimilação da essência da proposta pelos alunos e sua aplicação, consoante aos objetivos da pesquisa, sendo estes a relação da educação e comunicação ambiental e a prática da cidadania com suporte de mensagens transmitidas no meio sonoro escolar, utilizando assim tecnologia de informação e comunicação presentes na escola através dos softwares livres Audacity, Amarok e Writer para produção e edição radiofônicas com foco em temas ambientais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Evelyn Iris Leite Morales Conde, Universidade Federal de Rondônia

Graduada em Comunicação Social - Jornalismo e mestre em Meio Ambiente. Formação técnica em Radiojornalismo. Especialista em Educação Ambiental. Professora efetiva da Universidade Federal de Rondônia e bolsista/pesquisadora do programa Mídias na Educação (rádio na escola), da mesma instituição. Tem experiência na área de Comunicação com ênfase em Rádio e Televisão, atuando principalmente nos seguintes temas: educação e comunicação, radiojornalismo, programação educativa, cidadania e educação ambiental. Membro do Grupo de Estudos Pedagógicos - GEP, com atuação na linha de pesquisa Comunicação e Educação vinculado ao Departamento de Ciências de Educação, da Universidade Federal de Rondônia.

Downloads

Publicado

2013-02-14

Como Citar

LEITE MORALES CONDE, E. I. Educomunicação Ambiental: rádio como veículo de cidadania na escola Marechal Rondon, Vilhena, Roraima. Revista Em Extensão, [S. l.], v. 11, n. 2, 2013. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/20816. Acesso em: 20 maio. 2022.

Edição

Seção

Relatos de Experiência