Memórias da trajetória de professoras no âmbito do curso de extensão "Sexualidade Infantil e Relações de Gênero": reflexões, dificuldades e contribuições na prática pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v11n22012-20802Palavras-chave:
Formação Continuada, Sexualidade, Relações de Gênero, ExtensãoResumo
O presente trabalho é resultante de pesquisa desenvolvida no âmbito de um projeto de extensão, que foi desenvolvido com professoras da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental da rede pública municipal de Ituiutaba/MG, para as quais foi oferecido um curso de formação continuada de 40 horas, tendo como objetivo principal contribuir para o debate e aprimoramento da formação em torno de da Sexualidade Infantil e Relações de Gênero no contexto escolar. Nos encontros finais da Extensão, as professoras elaboraram uma narrativa a partir da sua própria experiência e trajetória no curso, configurando-se em um memorial que analisaremos nesta pesquisa. Os resultados mostraram que as professoras reconhecem que as práticas no contexto escolar estão permeadas de questões da sexualidade e relações de gênero causando dúvidas, dificuldades e resistências dentro da escola. O curso de extensão trouxe inúmeras contribuições para que as professoras pudessem refletir suas práticas pedagógicas, em alguns casos (re)significando-as e, assim, constituindo-se em um espaço de reflexão valorizado em sua formação continuada. Dessa forma, reafirmamos a necessidade da inserção de discussões desse gênero nos currículos de formação de professores.Downloads
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