Teia: articulação entre ensino, pesquisa e extensão em um projeto de educação socioambiental

Autores

  • Luciana Resende Allain Universidade Federal de Minas Gerais
  • Luiz Carlos Felizardo Junior Universidade Federal de Minas Gerais
  • Cristiane Fernanda Xavier Universidade Federal de Alfenas
  • Giovana Carine Leite Centro Educacional UNIMAPE

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v10n22011-20797

Resumo

RESUMO: O presente trabalho apresenta os pressupostos teórico-metodológicos do Projeto TEIA, ancorado na Pedagogia de Projetos e em oficinas pedagógicas, e os resultados alcançados por ações integradas de ensino, pesquisa e extensão. Além de buscar compreender como as crianças e adolescentes do MST concebem a relação homem-natureza, buscou-se proporcionar aos graduandos da universidade vivências de âmbito formativo diferenciadas, do ponto de vista político-pedagógico. O projeto estimulou nos atores envolvidos reflexões mais profundas sobre a questão ambiental, articulando-a com fatores políticos, sociais, econômicos e culturais. Dentre os resultados obtidos, destaca-se a forte presença da identidade coletiva dos sem-terra na relação que as crianças e adolescentes estabelecem com o ambiente. PALAVRAS-CHAVE: Educação socioambiental. Pedagogia de projetos. MST.

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Publicado

01-12-2011

Como Citar

ALLAIN, L. R.; FELIZARDO JUNIOR, L. C.; XAVIER, C. F.; LEITE, G. C. Teia: articulação entre ensino, pesquisa e extensão em um projeto de educação socioambiental. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 10, n. 2, 2011. DOI: 10.14393/REE-v10n22011-20797. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/20797. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência